Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

A missão de Samuel

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (06)

Kleber Amorim | 06/10/2023, 10:35 h | Atualizado em 06/10/2023, 10:37

Imagem ilustrativa da imagem A missão de Samuel
Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior foi eleito presidente do TJ-ES para o biênio 2024/2025 |  Foto: Divulgação/TJ-ES

Publicado em agosto, o “Justiça em Números 2023”, estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) trouxe a informação de que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) é a 5ª corte estadual menos produtiva do País conforme o Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus) utilizado na análise.

Em outro ponto do estudo feito pelo CNJ, chamado de “Programa de Transformação Digital e Atuação Inovadora”, o TJ-ES também aparece entre os menos tecnológicos do País.

Eleito, nesta quinta-feira (05), presidente do Tribunal para o biênio 2024 e 2025, o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior terá a missão de liderar a Corte a melhores posições, em grande parte delas, relativas a sua modernização.

Para isso, ele deverá contar, inclusive, com as próprias aptidões. É que além da formação jurídica, Samuel é conhecido entusiasta da tecnologia e mestre em Ciência da Computação. Presidindo outra corte, o TRE-ES, ganhou com ele o prêmio nacional de inovação tecnológica com a assistente virtual Bel.

Reforço milionário

Presidindo o TJ-ES, Samuel também contará com um reforço conquistado na atual gestão através de um projeto do governo, que contratou empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor é de mais de R$ 168 milhões para serem investidos no Programa de Modernização do Poder Judiciário Estadual (Promujues).

Convenção tucana

Com a presença do vice-governador e Secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, o PSDB capixaba realizará neste sábado (07), às 8 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, a sua convenção estadual.

O objetivo, segundo a direção do partido, será discutir os objetivos futuros do tucanato local, além de eleger o seu diretório estadual.

Aonde está a baleia?

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vitória aprovou projeto de Chico Hosken (Podemos) que inclui o “Festival da Baleia” no Calendário Oficial do Município. Conforme a proposta, a data será celebrada na segunda quinzena de julho, período da chegada das jubartes à costa capixaba.

Organização

Os diretórios municipais do PT-ES realizarão até o dia 29 suas plenárias para discutirem a organização do partido, a formação política de filiados, os desafios e avanços do governo Lula (PT) e o planejamento para o processo eleitoral do ano que vem.

Nas cidades onde os diretórios do partido não estão formalizados, será realizado o Processo de Eleições Diretas Extraordinário (Pedex) para formação de novas direções.

Eleita nova Mesa Diretora do TRE-ES

O Tribunal de Justiça (TJ-ES) também elegeu, nesta quinta (05), a Mesa Diretora que administrará o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no biênio que inicia em dezembro de 2023 e termina em dezembro de 2025.

Por unanimidade, a Corte escolheu o desembargador Carlos Simões Fonseca como novo presidente e o desembargador Dair José Bregunce de Oliveira como vice-presidente e corregedor.


Galeria

Posse em dezembro
O atual presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, encerram seus biênios em dezembro deste ano. A posse dos eleitos também está prevista para acontecer no mesmo mês, em data a ser ainda definida.

Audiência sobre voos
O deputado federal Victor Linhalis (Podemos), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, está propondo audiência pública para discutir a resolução do Ministério de Portos e Aeroportos que afetará o Estado com a redução da oferta de voos entre o aeroporto Santos Dumont, no Rio, e o aeroporto de Vitória.

Aumento de passagens
Segundo Linhalis, a redução dos voos deverá também aumentar o valor das passagens no trajeto.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: