A marcação cerrada do PSB
Coluna foi publicada nesta terça-feira (02)
Nos últimos dias, o debate sobre quem vai compor a vice na chapa do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), tem esquentado. Nos eventos recentes, Cael Linhalis (PSB), uma das possibilidades para conseguir o posto, tem aparecido cada vez mais perto do prefeito. “Marcação cerrada”, alguns interlocutores de Arnaldinho têm falado. Enquanto isso, o prefeito, durante seus discursos, tem falado cada vez mais da importância do presidente da Câmara Municipal, Bruno Lorenzutti (MDB), durante sua gestão — deixando claro por quem tem a preferência.
Fato é que o PSB de Vila Velha se reuniu nesta segunda-feira (1º) para colocar na mesa outros nomes. O encontro foi confirmado pelo presidente municipal, Harlen Silva. Segundo ele, o partido vai brigar pela vice. “Vamos colocar, além de Cael, perfis diferentes. Temos a vereadora Patrícia Crizanto, Henrique Casamata e outros nomes. O prefeito terá opções para escolher”, disse.
A suposta rejeição
Motivo para o PSB apresentar outros nomes é a suposta rejeição que Cael sofre de aliados de Arnaldinho, principalmente por não ser de Vila Velha. Nesta segunda-feira (1º), partidos se juntaram e assinaram documento a favor de Lorenzutti: Republicanos, Agir, PMB, PRD, DC. “Fiquei feliz, estão refletindo o que pensa a cidade, mas a escolha é do prefeito”, disse Lorenzutti.
Como fica o governador?
Nos bastidores, Lorenzutti teria se encontrado com Casagrande (PSB) na última semana e o governador teria dito ao emedebista que não iria se intrometer no processo, já que Lorenzutti é de partido aliado, inclusive do próprio vice de Casagrande, Ricardo Ferraço. O governador ainda teria dito que quem teria o veredito seria o PSB municipal e o prefeito.
Malabarista nas horas vagas
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), esteve com crianças da Escola Rubens Gomes e aproveitou para arriscar um pouco no malabarismo. Interlocutores fizeram a analogia: “O prefeito vai precisar ser malabarista para escolher quem vai ocupar sua vice”.
Decisão nesta terça!
Após reuniões com os pré-candidatos à Prefeitura de Vitória nas últimas semanas, a direção do PDT vai anunciar nesta terça-feira (02) com quem vai caminhar nas eleições deste ano.
O anúncio será após reunião com os próprios pré-candidatos à Câmara. Pleiteiam apoio Camila Valadão (Psol), Capitã Estéfane (Podemos), Luiz Paulo (PSDB) e João Coser (PT). A expectativa, nos bastidores, é de que o PDT realmente feche acordo com um dos dois últimos.
Hora de comissionados e efetivos deixarem cargos
O próximo dia 6 é a data limite para que servidores comissionados e efetivos deixem suas funções, caso tenham ambição política nas eleições de outubro, de acordo com a Justiça Eleitoral. Isso fará com que diversas prefeituras pelo Estado e até mesmo cargos do governo ou da Assembleia sejam deixados vagos. No caso de efetivos, podem pedir licença e retornar depois. Comissionados têm de ser exonerados, mas podem voltar depois, caso não alcancem sucesso no pleito.
Galeria
Primeiro com pé na tábua
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), foi o primeiro prefeito da Grande Vitória a anunciar um evento que vai tratar de pré-candidatura a reeleição. O convite do evento, que aconteceu nesta segunda-feira (1º) pela noite dizia: “lançamento do movimento de pré-campanha”.
Parceria com governo
No último final de semana, Wanderson foi anfitrião do governador Casagrande (PSB) e do presidente da Assembleia, Marcelo Santos, em anúncio de investimentos na área rural. Chamou atenção dos interlocutores a ausência de Gilson Daniel, aliado de Casagrande e de Bueno.
Querem Lula no Estado!
Na última semana, o vice-presidente Nacional do PT, Henrique Fontana, esteve no Estado para diversas agendas. Disse que a eleição de Coser em Vitória é uma das prioridades da Nacional. Ainda ouviu pedidos para trazer Lula ao Estado e por liberação recursos da verba partidária para as pré-campanhas.