2024 já movimenta debates
Artigo publicado na edição de quarta-feira (14), do jornal A Tribuna
Na sessão da última segunda, na Assembleia, além da manifestação de outros cotados para a Prefeitura de Vitória ano que vem, foram colocadas frente a frente as duas últimas administrações da capital, que já mediram força no primeiro turno da eleição de 2020. E a batalha se deu sobre o maior colégio eleitoral da cidade: Jardim Camburi.
O deputado Gandini (Cidadania) abordou sobre a necessidade de ampliação da unidade de saúde do bairro, o que segundo ele, quando construída, a região possuía 20 mil habitantes e hoje estaria em quase 70 mil. Gandini criticou projeto que a prefeitura enviou para a Câmara e acusou a mesma de abandonar proposta adequada da gestão anterior de seu aliado Luciano Rezende (Cidadania) para o local.
Já a assessoria do prefeito Pazolini (Republicanos) disse que quando assumiu não existia projeto de ampliação da unidade.
Área expandida
“Nos debruçamos sobre essa necessidade e apresentamos o projeto para desafetar o trecho da Rua Silvino Grecco. A população de Jardim Camburi aumentou, e temos de ampliar a estrutura física da unidade. Quase 100% da área da Unidade de Saúde será expandida, e não haverá paralisação dos serviços durante a obra”, garantiu a prefeitura por nota.
Cassado volta a Câmara
Cassado em definitivo da Câmara de Guarapari no último dia 31, o ex-vereador Denizart Zazá (Podemos) está de volta ao Legislativo. Mas não será para o antigo mandato. Zazá assumiu a Diretoria de Relações Institucionais e Comunitárias da Câmara. O ex-parlamentar perdeu a cadeira após seu partido ter sido condenado por fraude na cota de gênero.
A Assembleia e o Vidal
De um flamenguista e observador da política local sobre a sessão de ontem da Assembleia, comparada-a com a do dia anterior, quando cotados para Prefeitura de Vitória “animaram” o plenário: “Tudo morno assim como a atuação do Vidal pelo Mengão, que acha que tem de ser titular ainda. Ai, ai”.
Leia mais
Câncer
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao câncer no Brasil debaterá em audiência pública, nesta quinta, a radioterapia e radiocirurgia no Brasil. O deputado estadual Bruno Resende (União), que é médico radio-oncologista, participará do encontro como representante da Sociedade Brasileira de Radioterapia. É estimado que o número de pacientes com câncer sem acesso ao SUS no País chegue a 1,1 milhão.
Atendimento de adolescentes infratores
No Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) será realizada, nesta quarta-feira, reunião de diferentes instituições para aprimorar o atendimento inicial de adolescentes infratores da Grande Vitória. Ela é uma das 29 frentes trabalhadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, por meio do programa Fazendo Justiça. O objetivo é dar prioridade e atenção integral a estes adolescentes.
Galeria
Emendas parlamentares
O deputado federal Da Vitória (PP) contou que oficializou o envio de mais de R$ 16,7 milhões em emendas parlamentares para dois hospitais em Vila Velha: o Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) e o Evangélico.
Brincadeiras perigosas
Os deputados estaduais aprovaram, ontem, na Assembleia, projeto de José Esmeraldo (PDT), que institui a campanha de conscientização sobre brincadeiras perigosas no sistema de ensino público e privado estadual. Entre as medidas está a criação de equipe multidisciplinar para a promoção de atividades didáticas e informativas sobre o tema nas unidades escolares.
Oitiva em CPI
A deputada Janete de Sá (PSB), presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais, está convidando a população para participar de oitiva, nesta quarta, às 14 horas, na Assembleia, com os envolvidos no caso de uma cadela esfaqueada em Linhares.