Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Colunista

Terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

O dia do casal brigar

No dia a dia de um relacionamento, é comum surgirem diferenças de opiniões, e os dois terão que aprender a lidar com isso

Cláudio Miranda, do Jornal A Tribuna | 25/05/2025, 15:06 h | Atualizado em 25/05/2025, 17:04

Imagem ilustrativa da imagem O dia do casal brigar
Cláudio Miranda é é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP |  Foto: Arquivo / AT

Após o casamento, o casal tem o desafio de fazer valer o: “E viveram felizes para sempre”. Ainda que o namoro e o noivado sejam um período para se conhecerem, somente quando se casam e passam a conviver é que as pessoas passam a saber realmente como o outro é.

Nesse contato diário, o relacionamento vai se reconfigurando.

Um casal maduro emocionalmente saberá tirar proveito da proximidade do outro e crescer no seu nível de sentimentos e cuidados de um para com o outro. Casamento perfeito não existe! A vida matrimonial não passa por mudanças e adaptações o tempo todo.

No dia a dia de um relacionamento, é comum surgirem diferenças de opiniões, e os dois terão que aprender a lidar com isso. Todo casamento tem seus momentos de discordância e de colisão. As pessoas não são semelhantes, suas esperanças não são idênticas, seus desejos nem sempre têm um ponto em comum e as suas frustrações surgirão quando as necessidades não forem satisfeitas. O que é importante para um poderá ser diferente para o outro, e está tudo bem ser assim. Essa é uma das belezas da vida a dois.

Infelizmente, muita gente tem encontrado dificuldade para gerenciar suas emoções ao se deparar com comportamentos e pensamentos diferentes dos seus. Se não desenvolverem a capacidade de lidar com esse problema, o ambiente familiar tenderá a ficar cada vez mais carregado, do ponto de vista mental e vibracional.

Casais com dificuldade no relacionamento se suportarão melhor durante a semana, quando cada um estará envolvido com seu trabalho. Suas tarefas diárias diminuem seu contato e nível de proximidade. No entanto, nos finais de semana, o convívio pode ser desafiador. São nesses dias que as discussões e brigas mais acontecem. Isso poderá ser ainda pior se tiverem filhos.

As discussões podem começar do nada, por motivos muitas vezes banais, como: a toalha molhada deixada em cima da cama, não apagar uma lâmpada, deixar uma louça usada para o outro lavar, não colocar a roupa suja no cesto. Essas são apenas algumas coisas capazes de desencadear uma avalanche de acusações, que não terão hora para terminar.

O desgaste dessas brigas tende a ir se inflamando e acumulando, podendo causar marcas, muitas vezes, irreversíveis pela frequência com que acontecem. Brigar é desgastante, desconfortável, dói, cansa e causa tristeza para todos os envolvidos. Mesmo sabendo disso, por que os casais ainda insistem em brigar com tanta frequência?

As crenças que cada um tem do seu papel no casamento amenizarão ou agravarão a situação familiar. Cada um pode ter uma expectativa em relação ao outro, como: “coisas de homem e de mulher” nas tarefas domésticas, e quem cuida dos filhos; “se eu trabalho fora eu não ajudo em casa”, “eu sou melhor que você”, e outros pensamentos equivocados a mais.

Às vezes, nas discussões, os casais tiram um proveito do embate e crescem interiormente ao reconhecer os pontos de vista do outro. O ruim é quando essas brigas se tornam muito frequentes. Para ser feliz no seu casamento você não poderá ter razão ao mesmo tempo. Lembre-se disso e dará tudo certo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: