Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAPO DE FAMÍLIA

Motivação, autoconfiança e estratégia: seu filho tem isso?

| 03/09/2022, 11:55 h | Atualizado em 03/09/2022, 11:55
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico


Cada aluno mostra um desempenho na escola conforme o seu perfil psicológico e criação recebida pelos pais e familiares. A forma como o seu filho se relaciona com o mundo e com a vida está diretamente relacionada ao seu jeito de ser e com as influências que ele recebeu. 

Como é o desempenho acadêmico do seu filho? Para ter um bom resultado na escola e ter sucesso na vida, seu filho precisa ter desenvolvido três aspectos fundamentais: motivação, autoconfiança e estratégia.

A motivação é importante para que ele busque seus sonhos. Um aluno motivado tem metas traçadas para o seu presente e para o seu futuro. Ele sabe onde está e onde ele quer chegar.

Sem motivação, o aluno não percebe a importância do estudo para a sua vida. Ele não perceberá as perspectivas que os estudos poderão lhe mostrar.

Ela está diretamente relacionada aos seus sonhos e desejos de conquistas. Sem isso, ele não caminhará, não se esforçará e se conformará com pouco.

Uma pessoa motivada é inquieta e dinâmica. Ele estará sempre querendo realizar algo, fazer algo, ter algo, ser algo.

Há relações familiares que são desmotivadoras e inibidoras de se tentar algo diferente. Há pais e mães que fragilizam e sabotam as tentativas de crescimento do filho. 

Outro aspecto que seu filho precisará é a AUTOCONFIANÇA para que se sinta encorajado a fazer o que precisa para realização dos seus desejos. 

A confiança em si mesmo o encoraja a conquistar aquilo que quer porque ele sabe do que gosta e o que é bom para ele. 

Filhos que recebem muitas críticas e depreciações poderão se tornar pessoas fragilizadas e inseguras nas suas conquistas. 

Um aluno sem autoconfiança sentirá medo de encarar os desafios que encontra no dia a dia da escola e nas relações sociais. 

Para conquistar aquilo que deseja, o seu filho precisará de uma ESTRATÉGIA de ação bem desenvolvida para resolver qualquer problema que surgir para ele e alcançar os seus objetivos. 

Um aluno sem estratégias de ação despenderá mais energia e realizará pouco naquilo que deseja para si. 

É importante que as metas sejam traçadas e melhores caminhos sejam determinados. Uma rota mal traçada pode colocar os sonhos em risco e fazer a frustração surgir. 

Seu filho precisará conhecer melhor o seu potencial para conquistar as metas que traçou para a sua vida naquele momento.

É comum nos depararmos com adultos frustrados por não terem alcançado os resultados esperados. Muitas vezes são pessoas inteligentes e com competências extraordinárias, mas que se perderam no caminho por falta de planejamento e desorganização.

Mesmo que não se consiga conquistar aquilo que gostaria e mesmo que a pessoa esteja em sofrimento por um caminho errado que tenha tomado ou por algo que tenha dado errado, há sempre uma oportunidade de reparação.

Um aspecto legal da vida é que outros caminhos surgem com novas formas de resolver um problema posto. 

Existem novas formas de redimensionar uma situação ruim acontecida. Nossos erros nos ensinam outros caminhos a serem seguidos que poderão mudar totalmente a situação que vivíamos até então.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família, por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

ACESSAR Mais sobre o autor
Papo de Família, por Cláudio Miranda

Papo de Família,por Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

PÁGINA DO AUTOR

Papo de Família