Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Riscos da adultização infantil

| 11/09/2021, 08:29 08:29 h | Atualizado em 11/09/2021, 08:31

Cada vez mais cedo, meninas começam a participar de concursos de beleza, vestir roupas de adultos, usar maquiagem precocemente e serem incentivadas a se comportarem como mulheres adultas. Essas atitudes poderão ter uma consequência ruim no futuro.

A moda pode tornar sua filha uma princesa, em que seu único objetivo de vida é corresponder expectativas alheias e casar-se.

As fases do desenvolvimento infantil são importantes na estruturação da personalidade da criança. As etapas devem ser vivenciadas intensamente para que o aprendizado aconteça de forma integral e equilibrada.

Tudo o que se vive na infância e na adolescência será fundamental para a formação desse indivíduo na vida adulta. No processo de educação, a família e a escola devem ficar atentas ao que se oferece e se proporciona às crianças e aos dolescentes.

Os pais devem evitar a atenção exagerada em modas, consumismo e padrões de comportamentos que não contribuirão na formação dos filhos. Seguir moda ao extremo já é ruim para o adulto, para a criança será pior ainda.

A adultização infantil acontece prioritariamente com as meninas que, sensualizadas desde pequenas, repetem o modo de mulheres adultas de se vestir e de se comportar. É comum vermos menininhas com roupas que ficam fora da idade, parecendo adultas. Os pais precisam ficar atentos aos tipos de mensagem que estão passando para as filhas ao comprar determinados tipos de roupas.

O padrão de beleza que se segue, ainda é o de uma mulher magra, branca e loira. Contudo nem todas as meninas são assim. Seguir determinados modelos pode ser muito ruim emocionalmente falando. Quantas meninas agora estão fora dessa regra?

Há aqueles que acham isso uma bobagem, mas desconhecem o alto índice de depressão e ansiedade na infância e na adolescência. Não estou dizendo que essa seja a causa, mas certamente isso tem um grande impacto no problema. Vivemos um mundo de imagem e isso conta muito na juventude.

Uma atitude aparentemente inocente pode gerar confusão na cabeça de uma criança e de um adolescente, achando que são adultos, quando na verdade não têm maturidade necessária.

O objetivo desses concursos para crianças, da moda e tudo mais, é o consumo e o lucro!

A finalidade da moda adultizada e erotizada para crianças e adolescentes também é o consumo e o lucro!

Se os pais ficarem atentos a isso vão se ver livres de muitos problemas futuros. É preciso entender a intenção do comércio e do materialismo e não se deixar levar demasiadamente por modismos que poderão comprometer o comportamento e a personalidade dos filhos.

Vivemos uma ditadura da beleza em que tem que se seguir apenas um padrão. Evite seguir moda com suas filhas. Isso captura a atenção delas e podem ficar achando que isso é que a tornarão femininas. É um erro. Ensine sua filha a ser bela do jeito que é e ela será uma menina feliz hoje, e uma mulher segura e autoconfiante amanhã.

Oriente sua filha a buscar sua independência financeira e intelectual fora dos padrões aprisionantes e limitadores ainda ensinados nos dias de hoje.

Bom fim de semana e até sábado.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: