Pessoas que reclamam demais
Há pessoas que reclamam demasiadamente de tudo à sua volta. Reclamam do frio, do calor, do trânsito, do sabor da comida, do emprego, do salário e tudo mais. Se tornam inconvenientes e rabugentas porque nada está bom para elas.
Não é que não se possa reclamar de alguma coisa, mas há aqueles que são reclamões compulsivos.
Muitos não se dão conta que são assim e quando alguém do convívio lhe chama a atenção, eles dizem: “Ai, não posso falar nada que vocês me retrucam”.
Você é assim? Conhece alguém com esse comportamento?
Quem reclama demasiado está sempre com a atenção no que é negativo. São pessoas cansativas porque estão sempre focadas no que falta na vida. São hiper-reativas e veem problemas em tudo.
Conviver com elas é muito ruim por que elas desarticulam emocionalmente todo o ambiente e pessoas à sua volta.
Reclamar é uma das formas que elas têm de iniciar um diálogo e de chamar atenção para si. Qualquer coisa ruim que aconteça ela fica presa naquilo e repete a história incessantemente. Por exemplo: arranhou o carro no poste. Pronto, vai falar disso pelo menos uns 15 dias tornando o problema maior do que ele realmente é.
Não existe uma ação de solução ou de superação. Há apenas uma inércia doentia e desequilibrante numa repetição sem fim do fato.
Existem também aqueles que não reclamam verbalmente, mas alimentam silenciosamente o seu campo mental com pensamentos de inferioridade, perdas e fracasso, mesmo que tenham uma boa condição de vida.
A reclamação excessiva está relacionada a uma baixa autoestima e uma autoconfiança fragilizada. Reclamar, para essas pessoas, é a única forma de se mostrarem em evidência no grupo familiar, amigos e no trabalho. Sofrem por insegurança e medo dos problemas que fazem surgir a cada dia.
O reclamão expressa raiva, frustração, irritação e medo. A constância desses pensamentos negativos libera uma grande quantidade de cortisol, que é o hormônio do estresse que causa pressão alta. Fisicamente isso irá causar vários outros problemas de saúde.
Como eliminar o hábito de reclamar:
1 - Observe e controle a quantidade de reclamações por dia.
2 - Desenvolva o hábito de colocar sua atenção nas coisas boas do dia a dia, mesmo que simples
3 - Inicie uma prática de meditação.
4 - Faça terapia.
Pessoas negativas precisam passar por um processo terapêutico para descobrir em que momento esse hábito foi desencadeado.
A terapia sinalizará formas de se alcançar o equilíbrio e de perceber os fatos positivos que acontecem no dia a dia.
O equilíbrio emocional de uma pessoa será medido pela capacidade de suportar as situações sem queixas exageradas. Uma pessoa feliz não é aquela que não tem problemas. O nível de felicidade de alguém será percebido pela sua capacidade em lidar com seus problemas buscando com paciência as possibilidades de solução para eles.
A prática da meditação é uma ótima maneira de se equilibrar, silenciando a mente de “barulhos” que tanto incomodam.
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Até breve!