Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Filho que não gosta de estudar

Confira a coluna de sábado (18)

Cláudio Miranda, Colunista de A Tribuna | 20/01/2025, 13:05 h | Atualizado em 20/01/2025, 13:32

Imagem ilustrativa da imagem Filho que não gosta de estudar
Cláudio Miranda é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. |  Foto: Leone Iglesias

O estudo é o caminho mais acertado de sucesso na vida de uma pessoa. Desde a infância os pais procuram colocar seus filhos na escola onde eles aprenderão conteúdos importantes que vão ampliando a sua visão de mundo.

Além disso, eles vão desenvolvendo as habilidades cognitivas e sócio-relacionais que os ajudarão na vida adulta.

No início de um ano há um forte desejo de que os filhos estudem melhor. Contudo, é comum encontrarmos pais preocupados com o desinteresse de suas crianças e adolescentes pelos estudos.

Sabem que algo precisa ser feito para mudar essa situação e buscam ajuda da escola, professores de reforço, terapeutas e psicopedagogos.

Se o seu filho não gosta de estudar é preciso investigar se há algo que possa estar impedindo que tenha um melhor resultado acadêmico.

Ao se descobrir as causas de uma dificuldade, a família poderá buscar a ajuda necessária para a superação desses problemas.

Principais causas do seu filho não gostar de estudar:

1. Questões emocionais: Se seu filho tem uma baixa autoestima e não confia na sua capacidade de se sair bem nos estudos, esse medo irá dificultar cada vez mais que ele obtenha o sucesso esperado.

Uma autoimagem negativa é terrível para qualquer aluno. Nessa situação, ele se vê incompetente para superar seus problemas e limitações escolares.

A insegurança toma conta dos seus pensamentos e o faz perder o interesse pelos estudos, pois acredita que não conseguirá um bom resultado.

2. Crença limitante: Uma visão negativa de si mesmo poderá desenvolver um pensamento de que ele é incapaz e que nunca terá condições de apresentar um bom rendimento na escola e de ter uma boa profissão um dia.

Essas crenças são criadas na própria família onde ele ouve com frequência que não é inteligente, que tem um problema, que estudar não é fácil e que a vida é muito difícil.

Quando os pais falam isso, os filhos podem incorporar o fracasso e desistir de se esforçar para ser um aluno melhor.

3. Experiências ruins na escola: Se o seu filho sofreu ou está passando por situações ruins na escola, é compreensível ele apresentar um resultado ruim e não querer estar naquele ambiente.

Ele pode se sentir triste por um acontecimento específico, estar sofrendo bullying ou tendo problemas com professores. Situações assim vão tirar dele o desejo estudar.

Um problema de aprendizagem pode surgir por questões cognitivas, emocionais, baixa autoestima, experiências ruins na escola, dificuldade de relacionamento com colegas ou outros transtornos quaisquer.

Ao se entender o que impede o sucesso escolar do filho, você poderá buscar a ajuda necessária e desenvolver nele o gosto pelos estudos.

O problema mais comum e frequente que um aluno costuma apresentar é a falta de hábito de estudar.

Quando o seu filho desenvolve esse hábito, pelo menos 80% dos problemas dele estarão resolvidos.

Estudantes com essa característica tendem a mostrar uma autoconfiança e autoestima mais elevada porque ele sabe que o seu empenho acadêmico o aproxima dos seus sonhos e desejos profissionais futuros. Invista cada vez mais no potencial do seu filho.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: