Evite a separação com terapia de casal
Coluna foi publicada no sábado (13)
Os casais e as famílias da atualidade enfrentam muitos desafios para viverem bem e superar as dificuldades que surgem ao longo dos anos. Existem hoje complexidades que não haviam antigamente. A internet é um dos grandes vilões das relações do casal, da família e da comunicação entre pais e filhos.
Na vida a dois, o casal experimenta o primeiro desafio, que é conviver com as diferenças de cada um no mesmo ambiente, que é a casa.
Frequentemente surgirão situações em que os dois, em algum momento, terão que abrir mão de uma ideia ou recuar de um posicionamento. Sem isso, não haverá relacionamento que se sustente e sobreviva aos anos.
Há diversas responsabilidades e compromissos que são importantes na estruturação e durabilidade da relação. Sem esses fundamentos, a vida a dois não consegue sobreviver e começa a adoecer.
Ambos começam a perceber os sinais de adoecimento do casamento quando, cada vez mais, começam a surgir sintomas comportamentais como desinteresse pelo outro, desrespeito, impaciência, irritação, descuido, agressividade física e verbal, individualismo, comunicação ruim, tensão no ambiente familiar, tristeza, pouco convívio familiar, excesso de tempo nas telas, muito tempo fora de casa.
Se seu casamento apresenta pelo menos três dos sintomas acima, procure ajuda. A relação de vocês pode estar tristemente adoecida.
Nessas situações, procure a ajuda de um profissional especializado em terapia familiar, porque essa é uma abordagem que necessita de um conhecimento terapêutico e habilidades específicas.
Bons terapeutas podem transformar a sua relação conjugal e familiar para viver uma vida melhor e mais harmônica. Um casal saudável é aquele que percebe as crises e problemas da relação e os superam juntos, com paciência e companheirismo.
Nas sessões de terapia, o terapeuta conduzirá o diálogo de modo que o casal se sinta à vontade para abordar suas preocupações e sentimentos para poder ajudá-los no entendimento dos pontos de vista de um e de outro. Com esse entendimento, os dois poderão tomar decisões mais harmônicas e equilibradas, que irão contribuir para um ambiente familiar mais equilibrado.
Em cada consulta vão sendo identificados os motivos que abalam e enfraquecem a relação e vão se fazendo as intervenções terapêuticas importantes para a solução e encaminhamento dos problemas encontrados.
O acolhimento do profissional especialista em família dá ao casal a confiança necessária para expor seus sentimentos e dores na busca de um convívio mais saudável e com menos crises.
A melhoria da comunicação, o aumento da tolerância e o desenvolvimento da capacidade de entendimento do ponto de vista do outro são alguns dos benefícios que a terapia de casal proporciona.
O processo terapêutico possibilita a superação das dificuldades individuais e identifica os nós que estrangulam as possibilidades de uma relação mais empática.
Quanto mais longevo for um casamento, maior é a capacidade daquele casal em suportar, não reagir e amar para o bem dos dois e da família. Não há casamento que dure sem que haja sacrifícios. Segure a onda porque vale a pena.