Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Envelhecer bem para viver melhor

Cláudio Miranda | 15/01/2022, 10:39 10:39 h | Atualizado em 15/01/2022, 10:39

Você já se viu diante do espelho conferindo se tem rugas no rosto ou fios de cabelos brancos? Como se sente com a idade chegando? Como se vê com mais idade? Envelhecer é algo que te preocupa? Suas respostas a essas perguntas representarão suas crenças sobre as pessoas mais velhas e o envelhecimento.

Há pessoas mais velhas que não se sentem mal com a idade que têm. São alegres, bem-humoradas, positivas e com boa esperança no futuro. Contudo, existem aqueles que apesar de não terem tanta idade são pessoas mais desesperançosas, preocupadas e negativas ante a sua vida e o seu futuro.

O processo de envelhecimento está muito além de uns fios de cabelos brancos e de algumas rugas na pele. Essa é apenas mais uma etapa da vida que necessariamente não tem que ser um momento ruim ou triste. A alegria de viver pode existir em todos os momentos de nossa existência. Tudo está relacionado ao seu estado de espírito.

Deve-se viver bem o momento presente sem ficar aprisionado ao passado ou ansioso em relação ao futuro. Valorizar o hoje e o agora é uma ótima estratégia para se envelhecer bem e com confiança.

Para muitos, o processo de envelhecimento é desconfortável e preocupante. Muitos têm medo de ficar doente, mas a doença acontece em todas as idades. Outros têm medo de morrer, mas todo dia morrem pessoas de todas as idades. Vivemos com muitos equívocos em relação à velhice.

Ainda que esse seja um tema sério e preocupante do ponto de vista social pela falta de atenção e apoio ao idoso na sociedade, estamos falando do processo de envelhecimento no plano particular. Ter uma vida boa e positiva é uma escolha pessoal. Sua vida será, em grande parte, aquilo que você escolheu. E você colherá os frutos das decisões que tomou.

Nos livros de contos, os velhos são apresentados como fonte de sabedoria e conhecimento humano. Eles são procurados quando ninguém consegue resolver um determinado problema. Nas sociedades antigas, os anciãos transmitem cultura aos mais novos e dão sustentação necessária à sua coletividade.

A forma como o idoso é tratado numa família e na sociedade dirá o respeito e a valorização que se tem por eles. Existe a ideia de que o corpo humano se deteriora com a idade avançada. Ser mais velho tem também vantagens que a pesquisa e a ciência irão mostrando com o passar do tempo. A velhice é apenas mais uma etapa da vida e que não precisa ser temida.

Não tenha medo da velhice. Desenvolva novas habilidades. Perceba o potencial que você tem e invista neles. Aprenda uma nova língua, faça trabalhos manuais. Faça um curso de música, toque um instrumento. Aprenda a pintar e exponha seus quadros! 

Interesse-se pela vida! Encontre-se e comunique-se com amigos, faça planos para o futuro. Desenvolva um dinamismo, vá a lojas, cafés e shows. Viva descobrindo a cada dia um novo potencial. Viver alimentando pensamentos negativos é ruim e destrutivo para qualquer idade. 

Viva com o pensamento de que tudo é possível de ser feito e cada dia será uma grande oportunidade de aprendizado.

Feliz idade.

Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: