Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Como superar um passado ruim

A maioria das pessoas tem uma lembrança de algo desagradável que tenha acontecido em sua vida. Esses fatos estão relacionados, na maioria das vezes, a uma pessoa, grupo ou determinado local onde e com quem tenha acontecido aquele problema

Jornal A Tribuna | 22/01/2022, 10:22 10:22 h | Atualizado em 22/01/2022, 10:23

Imagem ilustrativa da imagem Como superar um passado ruim
Como superar um passado ruim |  Foto: Claudio Miranda

É por isso que você se sente desconfortável quando se encontra com alguém com quem teve uma experiência ruim ou um local que te traz más recordações. Sua memória fica conectada a um passado de dor e de sofrimento.

 Essa sensação será mais ou menos intensa conforme o seu perfil emocional e o impacto que aquele fato teve sobre você.  

É comum nos lembrarmos de experiências ruins do passado que ficam nos atormentando por longo tempo e às vezes a vida toda. 

Libertar-se desses pensamentos e sentimentos ruins nem sempre é fácil, mas é possível fazendo um processo de dessensibilização em relação ao impacto e à força com que aquele trauma exerce em sua vida.

Em um trabalho de ressignificação de sentimentos, a cada dia, o que era ruim vai deixando de ser doentio e deixa de te incomodar na intensidade com que acontecia anteriormente.

Um passado ruim não curado se torna um presente torturado e adoecido gerando um estado de ansiedade em relação ao futuro por medo daqueles problemas vivenciados voltarem a se manifestar, causando mais dor e sofrimento. 

A vivência de uma experiência negativa e não superada pode desencadear em nós sentimentos de ciúmes, raiva, inveja, desejo e posse. Esses sentimentos descontrolados no campo mental  causarão profundo desconforto e a pessoa manifestará crises cada vez mais intensas, tornando-a cega emocional e afetivamente, incapacitando-a de perceber e aceitar as ideias e pensamentos das pessoas com quem convive dentro e fora da família.

A melhor forma de superar isso é viver o momento presente intensamente. É o maior antídoto para curar e tratar uma experiência ruim no passado. O agora é o mais importante porque, ao ser bem vivido, ele se tornará um passado mais positivo. Seu desafio é valorizar os bons momentos que o destino te proporciona a cada instante.

Mudanças nem sempre são fáceis, mas são possíveis. A terapia poderá te ajudar a se reposicionar e se reencontrar. É muito ruim e desconfortável uma pessoa viver aprisionada psicologicamente a situações vividas no passado. 

A cada momento você tem uma situação nova para desfrutar. O nascer de um novo dia, o sorriso de um filho, a visita de uma amiga, uma nova receita, uma roupa nova, um animalzinho de estimação, um novo trabalho, uma nova relação ou o reatar de um relacionamento que estava adoecido.

Há muitas situações simples e de valor acontecendo o tempo todo na sua vida. Comece a colocar a sua atenção naquilo que te faz bem e que te energiza. 

Perceba as novas possibilidades com que se depara e as incorpore nos seus dias de glória. Viver bem é uma escolha que você faz. Queira o melhor para você a partir de agora. Viva a sua luz, permita-se prosperar e crescer emocionalmente e espiritualmente. 

Conheça outros temas postados no meu instagram @claudiomirandapsico.

Até breve!

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: