Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Vizinhos

| 10/01/2021, 11:12 h | Atualizado em 10/01/2021, 11:15
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Prefeitos do litoral e da Grande São Paulo trocam acusações sobre a aplicação das medidas restritivas contra a Covid-19 do Plano SP.

Os gestores do interior dizem se sentir desmoralizados ao proibir atividades que, no litoral, estão liberadas, a despeito das diretrizes do governo estadual.

Já os chefes dos municípios litorâneos se queixam de que não houve imposição de barreiras à descida de moradores, que estão lotando praias e gerando aglomerações sob a jurisdição alheia.


Divisão
A troca de farpas não poupa nem colegas de partido. No meio do tiroteio está a gestão João Doria (PSDB), que na última quarta-feira lançou um primeiro alerta de que vai retaliar os prefeitos que não cumprirem o plano estadual de contenção da Covid-19.

Pimenta
“Fecha a estrada que é fácil. Manda voltar todo mundo no pedágio, na Anchieta, na Imigrantes. Deixa o cara que tem casa aqui vir para cá e fecha para os outros”, afirma Raquel Chini (PSDB), prefeita de Praia Grande.
“Mas ninguém quer ser o ruim. Você quer ser o preocupado mas não quer levar o ônus”.

Canelada
“Agora não é momento de oportunismo. Estamos no meio de uma pandemia, ninguém vai fazer gol”, diz Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo do Campo. “Estou a 40 minutos da praia. Como explicar para o morador que aqui ele não pode ir ao restaurante se na cidade do lado ele pode?”

Um por...
Com a bancada do Psol dividida ao meio entre apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) para conter o bolsonarista Arthur Lira (PP-AL) ou lançar candidatura própria, Guilherme Boulos tem atuado para unificar o grupo e evitar que o partido rache na Câmara.

...Todos
Ele tem conversado com parlamentares para a sigla chegar à eleição com todos os 10 defendendo uma visão homogênea, qualquer que seja ela. A expectativa é que o Psol decida na sexta-feira.

Menos
Já se vão quase três meses desde que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) pediu o afastamento do cargo, e Davi Alcolumbre (DEM-AP) ainda não convocou o suplente dele, o filho Pedro Arthur Rodrigues. Com isso, Roraima segue sub-representado no Senado, com só dois votos.

Purgatório
Senadores veem certo descaso de Alcolumbre com o colega de partido, ainda que Rodrigues tenha sido flagrado com R$ 33 mil na cueca.

Fui
Depois de atuar por três anos como relator e revisor em ações da Lava a Jato no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio, que levaram à prisão de políticos como o ex-governador Sérgio Cabral (MDB), o desembargador Paulo Espírito Santo declarou suspeição e impedido de continuar a julgar causas ligadas à operação.

Causas
No despacho, ele alega que no ano passado, no período em que se afastou para se tratar da Covid-19, tomou conhecimento de “alguns fatos sobre a Operação Lava a Jato, que me impedem de, daqui para frente, continuar prestando uma jurisdição imparcial”. Não revelou quais fatos.

Brioches
Mesmo em um contexto econômico de “país quebrado”, como descrito pelo presidente Jair Bolsonaro, a Polícia Rodoviária Federal gastou no ano passado, em meio à pandemia, 26,7 milhões de euros (cerca de R$ 147 milhões pelos valores de conversão da época) para comprar cinco helicópteros AW119 da empresa italiana Leonardo.

No forno
Um dos helicópteros deve ser colocado em operação nos próximos meses. Segundo a fabricante, as aeronaves podem ser utilizadas para transporte, resgate, remoção médica, combate a incêndios e também policiamento.

Estante
Revelada pelo Painel em abril de 2020, a saga da importação de aparelhos respiradores da China, com parada na Etiópia, mobilizada sigilosamente pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), para escapar de confisco do governo federal, virou livro.

Como foi
“A Operação Secreta Etiópia-Maranhão” (editora Vestígio), do jornalista Wagner William, vencedor do Prêmio Herzog, entra em pré-venda amanhã. A obra conta os detalhes e os bastidores da ação tratada como “operação de guerra” pelo governo do Maranhão contra a Covid-19.

Tiroteio
“Uma barbaridade. É como colocar a raposa no galinheiro para cuidar das galinhas. Não vai sobrar nada da Ceitec”. Do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), sobre processo de extinção da estatal, criada na gestão PT, ser relatado por Jorge Oliveira no TCU.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel