Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Venda casada

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (20)

Painel da Folha de São Paulo | 20/06/2024, 11:29 11:29 h | Atualizado em 20/06/2024, 11:29

Imagem ilustrativa da imagem Venda casada
Cúpula do União Brasil quer negociar apoio do PL a Elmar Nascimento (União Brasil-BA) como sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, em troca do endosso à indicação do coronel Ricardo de Mello (PL) como vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo |  Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados

Partido mais resistente ao coronel Ricardo de Mello Araújo (PL) como vice do prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), o União Brasil tenta vincular a eleição municipal à sucessão na Câmara dos Deputados. A cúpula do partido quer negociar o apoio do PL a Elmar Nascimento (União Brasil-BA) como sucessor de Arthur Lira (PP-AL) em troca de seu endosso ao ex-chefe da Rota, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Como o PL tem 95 deputados, o compromisso com Elmar teria grande impacto na disputa.

Plano B

Para além da negociação, dirigentes do União Brasil dizem não ver Mello Araújo como um bom nome, pois não conta com experiência eleitoral e tem perfil radical de direita. Como mostrou a o Jornal Folha de São Paulo, dirigentes do partido têm conversado com o coach Pablo Marçal (PRTB), que deverá concorrer contra Nunes e espera absorver parte do eleitorado bolsonarista, apesar do apoio do ex-presidente ao emedebista.

Má ideia

Vereadores aliados de Nunes têm procurado o prefeito e secretários para pedir que a escolha do coronel Mello seja repensada. Eles argumentam que têm redutos na periferia e que seria arriscado pedir votos nesses locais com um PM da reserva na chapa. Também temem mencioná-lo em seus santinhos.

Arsenal

Pablo Marçal (PRTB) gravou vídeos com deputados bolsonaristas de São Paulo em que eles manifestam apoio à sua pré-candidatura à prefeitura da capital. No entanto, não planeja divulgá-los agora, em razão do apoio declarado pelo ex-presidente à reeleição de Ricardo Nunes. Quer esperar um momento mais propício da campanha.

Baixa

O coronel José Alexander de Albuquerque Freixo passou oficialmente para a reserva da PM de São Paulo na última terça-feira (18). Em fevereiro, ele foi retirado do posto de subcomandante da corporação pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, em intervenção rara. Freixo era visto como um opositor das interferências políticas na instituição e o avanço da "mentalidade bolsonarista", além de defender as câmeras corporais.

Carrinho

O Ministério da Saúde já recebeu 1.061 pedidos de 286 municípios do RS afetados pelas enchentes, totalizando pleitos de R$ 614,7 milhões. A lista inclui a recuperação de estruturas de saúde locais, danificadas pelas fortes chuvas registradas no final de abril e em maio. A maior parte (498) diz respeito à aquisição de equipamento e material para unidades básicas de saúde.

Seca

Os municípios têm até a próxima terça-feira (25) para cadastrar propostas. Equipes do ministério estão indo a cada local para verificar a real necessidade. Uma das diretrizes que a Saúde está estudando é que as novas construções sejam feitas fora da área propensa a inundação no estado.

Ponto final

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na última terça-feira (18) que é ilegal o serviço de transporte de ônibus interestadual por empresas de aplicativo. A decisão vale apenas para o Paraná, mas a expectativa de empresas de ônibus e da ANTT é que, com isso, sentenças favoráveis ao modelo em diversos estados caiam.

Papel passado

A principal afetada é a Buser. Em nota, a empresa diz que vai recorrer e que tribunais regionais federais decidiram pela legalidade do serviço em vários estados em 2023.

Laços

Ex-advogada de Gleisi Hoffman na Lava Jato, Verônica Sterman ficou em primeiro em lista tríplice para compor o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) Também faz parte Marcos Moreira, ligado ao ministro do Trabalho Luiz Marinho, de quem foi secretário de assuntos jurídicos da Prefeitura de São Bernardo. Outra lista é liderada por Gabriela Araújo, amiga da primeira-dama Janja e ligada ao Prerrogativas.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: