Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Vai ou racha

Coluna foi publicada no domingo (05)

Painel da Folha de São Paulo | 06/05/2024, 11:57 11:57 h | Atualizado em 06/05/2024, 11:57

Imagem ilustrativa da imagem Vai ou racha
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco afirmou ao presidente Lula que não cabe mais adiar a sessão do Congresso que vai analisar uma série de vetos do governo |  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em reunião realizada na última quinta-feira (2), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse ao presidente Lula (PT) que não cabe mais adiar a sessão do Congresso que vai analisar uma série de vetos importantes ao governo, entre eles aos R$ 5,6 bilhões para pagamento de emendas de comissão e às saidinhas. O encontro, no Palácio da Alvorada, teve como objetivo distensionar as relações entre ambos, após atritos pela decisão do governo de judicializar a desoneração da folha.

Chega

Na reunião, Pacheco ressaltou a Lula a importância de que a sessão do Congresso ocorra nesta quinta (9), em função dos projetos que precisam ser apreciados para o andamento da pauta. O adiamento da sessão, marcada para 24 de abril, desagradou sobretudo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Flex 1

O MDB costura um arco de alianças nas eleições que oscila da parceria com o PT e a esquerda no Nordeste até o apoio a políticos de direita no Sul-Sudeste. No Nordeste, petistas e emedebistas estarão juntos em ao menos 6 das 9 capitais: Teresina, Fortaleza, Natal, Salvador, Recife e São Luís. Maceió poderá ser a sétima. Apenas em Aracaju e talvez João Pessoa devem se enfrentar.

Flex 2

Já em São Paulo, Rio e Belo Horizonte os partidos estarão em palanques opostos. No Sul, o MDB se coligará com candidatos do PSD em Florianópolis e Curitiba contra nomes apoiados pelo PT, além de apostar na reeleição do prefeito de Porto Alegre.

Zoada

Unidos em federação desde 2022, Psol e Rede têm se desentendido na eleição pela Prefeitura de Recife. Na sexta (3), a deputada estadual Dani Portela (Psol) anunciou ter sido escolhida oficialmente como pré-candidata pelo diretório municipal da federação.

Até o fim

O diretório pernambucano da Rede respondeu que não conhece a decisão e que seguirá defendendo a pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede).

Dislike 1

Funcionários da Meta, dona de plataformas como o Facebook, Instagram e WhatsApp, reclamaram da fala do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, durante evento do G20 sobre integridade da informação, na quarta (1º). Eles se queixaram à Secretaria de Comunicação Social da Presidência que o discurso de Almeida foi agressivo e deixou desconfortável Nell McCarthy, executiva da empresa, que dividiu mesa com o ministro.

Dislike 2

Almeida disse que “é preciso haver responsabilização para quem abriga nos ambientes que cria o ódio e a violência.” Ele não citou diretamente a Meta. Procurado, o ministro não quis se manifestar. Assessores dele ficaram surpreendidos com a reação da Meta, pois consideram que a fala foi enfática, e não agressiva.

No barco

O PMB (Partido da Mulher Brasileira) vai apoiar a candidatura de Guilherme Boulos (Psol) à Prefeitura de São Paulo. “A gestão (Ricardo) Nunes não entregou o que era desejável. Um prefeito da base do governo federal fará toda a diferença para uma gestão ampla na principal capital do País”, diz Yann Monteiro, da Executiva Nacional.

Olha ele aí

A decisão gerou reação de Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação no governo Bolsonaro, que segue filiado ao partido e sonha em disputar a prefeitura. “Continuo pré-candidato e não vou apoiar Boulos ou Nunes”, diz.

Inspiração

A Catedral de Brasília terá uma iluminação no estilo da aplicada no Cristo Redentor, com jogo de luzes e cores para lembrar datas comemorativas, como o Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, e o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A novidade será bancada com recursos da Lei Rouanet.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: