Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

União

| 21/04/2021, 11:18 11:18 h | Atualizado em 21/04/2021, 11:20

Convidados por presidentes de partidos de oposição a discutir a unificação de pedidos de impeachment e a elaboração de um superpedido contra Jair Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Joice Hasselmann (PSL) querem colaborar.

Tanto os oposicionistas como os deputados dizem se tratar de iniciativa que, por ser supraideológica, tende a ganhar força. Kim Kataguiri (DEM-SP) diz que topa participar, mas que ainda não foi chamado. O encontro está marcado para sexta-feira.

Recorde
“Nunca na história um presidente foi alvo de tantos pedidos de impeachment. Não são questões ideológicas. Estamos tratando de lei, probidade. Houve interferência em órgãos de estado, a pandemia virou uma matança. É tirar a ideologia do caminho e agir em conjunto”, afirma Hasselmann.

Mãozinha
“Ele disse que só Deus tira ele de lá. Nós vamos ajudar a Deus”, diz Frota.

Equipe
“A iniciativa materializa a ideia de que o afastamento de Bolsonaro é uma demanda ampla”, diz Juliano Medeiros, presidente do Psol. “Mesmo com muitas outras divergências, este objetivo comum do impeachment pode ser alcançado se articularmos ações em conjunto”, diz Gleisi Hoffmann, do PT.

De novo
O governo Jair Bolsonaro sofreu nova derrota em sua pauta pró-armas. A desembargadora Monica Nobre, do TRF-3, rejeitou recurso da União que pedia suspensão de sentença que anulou portaria que autorizava aumento no limite de compra de munição para quem tem arma de fogo registrada.

Histórico
A anulação da portaria se deu após pedido feito pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP) em uma ação civil pública.

Agenda
O Fórum da Cultura, que reúne associações de servidores da Cultura, e a Confederação Nacional dos Servidores Federais vão fazer uma assembleia geral amanhã para debater dossiês criados por radicais bolsonaristas e olavistas da Secretaria da Cultura do governo federal a respeito dos funcionários.

Filtro
Como revelou o Painel no domingo os dossiês dividem os servidores em “militantes de esquerda”, atacados, e conservadores, elogiados. A Secretaria da Cultura não responde se os documentos têm influenciado nas políticas do órgão. Dois nomes da planilha foram exonerados.

Laços
O novo presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Edvaldo Nogueira (PTB), encaminhou um pedido de reunião para a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda. O objetivo, diz Nogueira, que é prefeito de Aracaju (SE), é restabelecer um canal de comunicação e debate com o governo federal.

Planos
A FNP ainda não obteve resposta, mas há expectativa de que o encontro ocorra na próxima semana. Segundo Nogueira, a ideia é iniciar conversas sobre o pós-pandemia.

Conversa
Os representantes das carreiras da Polícia Federal que se reuniram com o diretor-geral na segunda-feira elogiaram a postura do novo chefe em receber as entidades, mas aproveitaram o encontro para cobrar apoio de Paulo Maiurino sobre temas que têm sido de embate com o governo Boldonaro.

Lado
O principal pedido foi por ajuda contra a reforma administrativa. “Acredito que essa experiência dele mais próxima da política vai nos ajudar a avançar”, disse Luis Boudens, da Federação Nacional dos Policiais Federais. “Ele (Maiurino) concordou com nosso receio, mas não disse o que pode fazer”, afirma Marcos Camargo, presidente da associação dos peritos.

Rua
A Polícia Federal cumpriu ontem 27 mandados de busca e apreensão para avançar na investigação contra proprietários de terras no Sul do Amazonas suspeitos de desmatamento, queimadas e uso irregular de terras da União.

Luz
A ação, batizada de Operação Pentaedro do Fogo, se valeu de informações do sistema de satélite Planet para cruzar imagens de focos de incêndio com dados de proprietários de terras e chegar até os responsáveis pelos crimes.

Tchau
A operação foi a última do delegado Alexandre Saraiva como chefe da PF local. Ele foi exonerado ontem.

Tiroteio

“Defender o retorno às aulas não significa desprezar a ciência. É defender os mais vulneráveis e é zelar por uma geração”.
De Luisa Canziani (PTB-PR), deputada e integrante da comissão de Educação, sobre críticas ao retorno das aulas presenciais na pandemia.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: