Um povo sem memória
“O Brasil está sem seus álbuns de família”, afirmou ao Painel o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, diretor de filmes como “Bacurau” e “Aquarius”, sobre as perdas no incêndio que atingiu galpão da Cinemateca Brasileira na quinta-feira. No começo do mês, durante o Festival de Cannes, Mendonça chamou a atenção para a crise na instituição sob Jair Bolsonaro. “Escrevam, falem sobre isso, chamem o governo e perguntem por que estão fazendo isso”, disse na ocasião.
É um povo
“Esses arquivos exigem cuidados diários. A Cultura brasileira deve ser estimulada e guardada pelo próprio País, isso está na Constituição”, acrescenta Mendonça à coluna. Nas redes sociais, ele escreveu que o incêndio nem parece um acidente.
...sem futuro
Os primeiros relatos sobre o incêndio indicam a perda de toneladas de documentos sobre a história das políticas públicas do cinema nacional.
Deixa
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), diz que a prefeitura mantém o interesse em tomar para si a administração da Cinemateca. Em junho de 2020, o então prefeito Bruno Covas (PSDB) fez contato com o general Luiz Eduardo Ramos, então ministro da Secretaria de Governo, para tratar do tema.
...com a gente
“Não deram ouvidos e está aí o desfecho, que poderia ter sido outro. A prefeitura continua, como o Bruno desejava, interessada em assumir a Cinemateca”, afirma o prefeito.
Pausa
A deputada estadual Monica Seixas (PSOL-SP) pediu licença de 120 dias de seu mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo para tratar da saúde mental. De acordo com sua equipe, ela foi diagnosticada com depressão e síndrome do pânico.
Respiro
O suplente Raul Marcelo assumirá o posto. Nota da equipe de Monica diz que o pai dela faleceu recentemente e que ela terá como prioridade no período de afastamento o cuidado com a saúde física e mental.
Professor
Guilherme Boulos (PSOL) foi contratado pela PUC-SP e começará a dar aulas na instituição na terça-feira. Ele lecionará a disciplina “Movimentos Sociais e Políticas de Direito à Cidade” no curso de mestrado da Faculdade de Ciências Sociais. O líder do MTST deverá ser o candidato ao governo de SP do PSOL nas eleições de 2022.
Reação
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de mandar a PF continuar com a investigação sobre a suposta interferência de Jair Bolsonaro na corporação foi interpretada como resposta à participação de Anderson Torres na live do Presidente.
Aparelho
A ida do ministro da Justiça na live pegou mal entre os ministros. A leitura é que há uma tentativa de utilizar instituições para sustentar as suposições de Bolsonaro e de seu governo.
Carregando
O gabinete de Moraes também passou o dia analisando um pedido de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que Bolsonaro seja investigado no inquérito das fake news por ter afirmado que o STF cometeu crime ao dar poderes a governadores e prefeitos na pandemia.
Mais uma
A campanha “Fora, Bolsonaro”, fórum que reúne as organizações que encabeçam os atos pelo impeachment, marcou para 7 de setembro nova mobilização nacional contra o presidente. A última aconteceu em 24 de julho.
Agenda
Em 7 de setembro, a ideia é a de unir forças com a marcha anual do Grito dos Excluídos, que está na 27ª edição. O calendário inclui duas datas anteriores de manifestações mais específicas em 11 e 18 de agosto: as primeiras, pelo Dia do Estudante, e as segundas, mobilizadas pelas centrais sindicais e contra a reforma administrativa.
What a
O fiasco da live de Jair Bolsonaro, na qual ele não conseguiu mostrar qualquer elemento minimamente concreto de fraudes em urnas eletrônicas, também teve repercussão fora do Brasil.
...shame
A âncora da CNN International, Becky Anderson, abriu entrevista com João Doria (PSDB) perguntando sobre a live. “Another big mistake of mister Bolsonaro”, respondeu o governador, falando em grande erro do Presidente.
Tiroteio
“Bolsonaro, mais uma vez, desinforma, não cumpre o que promete e demonstra o risco que representa para a democracia.”
De João Amoêdo, candidato a presidente em 2018 pelo Novo, sobre a live em que Jair Bolsonaro não conseguiu provar fraude nas urnas.