Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Terreno

| 03/02/2021, 09:07 h | Atualizado em 03/02/2021, 09:11
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

O MDB comprou o risco de lançar candidatos simultaneamente na Câmara e no Senado e por pouco não amarga uma tripla derrota. Além de sair perdedor nas duas Casas, viu ruir o acordo que levou parte da bancada a aderir a Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o que isolaria o partido da cúpula do Parlamento.

Dono da maior bancada do Senado, o partido promete, na formação das comissões, usar seu peso para mostrar o descontentamento com o abandono de antigos.

De qual lado
Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi criticado nos bastidores. Ou quebrou acordo com o MDB, fechado para a eleição de Pacheco, ou vendeu a dois partidos a mesma promessa, que ficou com cara de terreno na lua.

Informal
Alcolumbre quer presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Membros do MDB, no entanto, negam que haja acordo nesse sentido por enquanto.

Raspando
O MDB travou um duelo com o PSD, cada dia mais próximo do governo Jair Bolsonaro, pela vice-presidência e ganhou com placar apertado de 40 x 33.

Na manga
Durante a votação, um pedido de abertura de CPI recolheu 20 assinaturas no plenário. O quadro, dizem líderes da sigla, reforça o diagnóstico de que a eleição de Pacheco não significa mar calmo para Bolsonaro.

Cenário
Integrantes da sigla reconhecem que a eleição deixou “muitos chateados” com o MDB, inclusive entre políticos que viram abandono do partido à candidatura de Simone Tebet (MDB-MS).

Futuro
Outro partido que sumiu do comando das Mesas Diretoras é o PSDB, que se dividiu nas duas Casas entre apoiar o MDB ou os candidatos do governo.

Rusgas
O discurso de Kim Kataguiri (DEM-SP) no plenário da Câmara na segunda-feira, chamando aliados de Jair Bolsonaro e Arthur Lira (PP-AL) de tchutchucas do centrão, irritou parlamentares. Ontem, houve discussão entre deputados no grupo de WhatsApp da Frente Parlamentar Agropecuária.

Na casa
Kataguiri foi criticado por ter generalizado a crítica. O integrante do DEM retrucou e pediu que os parlamentares levassem a questão para debate público ou pessoalmente. Chamou as indiretas que recebeu no grupo de “malandragem”.

Tom
A primeira sessão de 2021 da Câmara Municipal de São Paulo foi marcada por fala agressiva da vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos) sobre masculinidade e feminilidade, feita na presença de Erika Hilton (PSOL) e de Thammy Miranda (PL), parlamentares transexuais.

2021
Ex-funcionária do gabinete de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Sonaira disse que “a agenda globalista quer desmoralizar a figura do homem. Essa agenda pretende feminilizar o homem e masculinizar as mulheres”. Erika classificou a fala como ataque vexatório e desequilibrado.

Investida
Na contramão da tendência de municípios e estados brasileiros de abandonarem o uso de medicações como hidroxicloroquina para o tratamento do coronavírus, a Prefeitura de Ilhabela decidiu comprar e disponibilizar o chamado “kit Covid” em sua rede de saúde.


Secretários de saúde dos estados afirmam que pedidos de prefeituras por cloroquina quase não acontecem mais há alguns meses por não estarem sendo usados nas linhas de frente de hospitais. Bandeira do governo Jair Bolsonaro, cloroquina não tem eficácia cientificamente comprovada contra a Covid-19.

Reforço
O arquiteto e urbanista Fernando Chucre, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano da gestão Bruno Covas (PSDB), assumirá a presidência executiva do Fundo Social de São Paulo, braço do governo de São Paulo para programas sociais. A primeira-dama Bia Doria é a presidente de honra do Fundo.

Espaço
O cargo foi ocupado anteriormente por Filipe Sabará, que havia sido secretário de Assistência Social de João Doria (PSDB) na prefeitura de São Paulo. Chucre foi o principal encarregado de tocar o projeto de reforma do Anhangabaú, objeto de divergências públicas especialmente durante as eleições.

Tiroteio
“Bolsonaro defende a tortura e deve conhecer métodos sofisticados. Mas foram os tucanos que inventaram os mais simples”.
De Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores, sobre a prefeitura ter instalado pedras sob viadutos de São Paulo;

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel