Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Seguro morreu de velho

Coluna foi publicada nesta terça-feira (26)

Painel da Folha de São Paulo | 26/03/2024, 11:06 11:06 h | Atualizado em 26/03/2024, 11:06

Imagem ilustrativa da imagem Seguro morreu de velho
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, se abrigou na embaixada húngara em Brasília após operação da PF que apreendeu seu passaporte |  Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Deputados federais acionaram a Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal nesta segunda (25) com pedidos de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele se abrigou na embaixada da Hungria em Brasília após operação da Polícia Federal que apreendeu seu passaporte em fevereiro.

A deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) enviou petição ao STF em que diz que a ação foi tentativa de Bolsonaro deixar o País para não ser preso.

Burla

Em representação à PGR, Lindbergh Farias (PT-RJ) afirma que se a apreensão do passaporte tinha como objetivo evitar tentativas de fuga do País, a eventual busca de asilo político pode ser caracterizada como “descumprimento da medida cautelar imposta”, o que poderia justificar a prisão do ex-presidente.

Marcação

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann diz ao Painel que a passagem pela embaixada húngara deixa “claríssimo” o medo que o ex-presidente tem da prisão e que “é possível que ele tente de novo” alguma manobra. Por isso, ela pede que a Justiça fique “de olho nele”. A defesa de Bolsonaro diz que ele ficou na embaixada para manter contato com autoridades estrangeiras.

Planilha

O número de roubos nos municípios da Baixada Santista chegou a 852 em fevereiro, queda de 17,5% em relação ao mesmo mês de 2023 e o menor número desde o início da série histórica, em 2001, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Copo cheio

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, atribui a queda à terceira fase da Operação Verão, iniciada em fevereiro e que também teria impactado outros indicadores, como roubos de veículos e furtos em geral. A ação tem recebido críticas relacionadas ao saldo total de mortes – na sexta-feira (22), o total de mortos subiu para 51.

Se liga

O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) enviou um ofício à ministra Esther Dweck (Gestão) no qual manifesta “total e irrestrito” apoio à reivindicação dos servidores de agências reguladoras que pedem reestruturação e valorização das carreiras. No documento, ele cita os órgãos responsáveis por fiscalizar os setores aquaviário (Antaq) e aéreo (Anac).

Calma lá

Em nota, o Ministério da Gestão diz que segue em processo de negociação com a entidade que representa as agências reguladoras. Afirma ainda que a recomposição da força de trabalho na administração pública federal para recuperar a capacidade de atuação do governo na execução de políticas públicas é pauta prioritária da pasta, mas que há limites orçamentários.

Represália

O diretório municipal do PSDB de São Paulo afirma que tucanos que fazem parte da Executiva na capital têm sido pressionados por membros da gestão Ricardo Nunes (MDB) após terem votado contra o apoio do partido à reeleição do emedebista na sexta-feira (22). Eles defendem uma candidatura própria do partido ou apoio a Tabata Amaral (PSB).

Gaiola

“O prefeito Ricardo Nunes está criminalizando a opinião”, afirma José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB.

Um desses membros da Executiva chegou a ser informado de sua demissão, mas posteriormente recebeu explicação de que havia se tratado de erro e que não deveria deixar a prefeitura. A gestão Nunes afirma que não houve desligamentos na administração.

Casa nova

A ex-deputada estadual Janaina Paschoal filiou-se ao PP para disputar o cargo de vereadora por São Paulo neste ano. Ela afirma ao Painel que seu objetivo é “unir forças para retomar o País da esquerda” e que “esta meta passa por São Paulo”.

Receita

Ela também diz que pretende transferir todos os projetos que apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo para âmbito municipal. Janaina recebeu 2 milhões de votos em 2018, mas perdeu apoio da base bolsonarista após críticas pontuais ao ex-presidente e não conseguiu se eleger senadora em 2022, quando teve 447 mil votos.

Protocolar

O diretório nacional do PT deverá chancelar a filiação da ex-prefeita Marta Suplicy ao partido em reunião nesta terça (26). Na ocasião, será analisado recurso contra a filiação dela apresentado pelo historiador Valter Pomar, líder da tendência interna Articulação de Esquerda.

É o que tem

Segundo membros do PT, a expectativa é que a aprovação da filiação da vice de Guilherme Boulos (Psol) não seja unânime, mas “com ampla maioria” dos representantes do diretório do partido.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: