Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Salto no escuro

| 28/05/2022, 09:20 09:20 h | Atualizado em 28/05/2022, 09:20

Membros do Conselho de Administração da Petrobras temem ser responsabilizados e ter que arcar com indenizações às custas do próprio patrimônio caso haja problemas na indicação de Caio Paes de Andrade para o comando da estatal. Um dos motivos é o tipo de seguro que a empresa banca para cobrir eventuais contestações a atos dos conselheiros, visto como insuficiente para dar proteção total. Andrade não tem experiência na área, como manda a legislação da estatais.

Morreu de velho 

O seguro, do tipo D&O (Directors and Officers, em inglês) não cobre “penalidades por atos dolosos ou culpa grave, que não sejam decorrentes da gestão regular do administrador, reclamações previamente conhecidas e atos que assegurem ao gestor a obtenção de qualquer lucro ou vantagem pessoal à qual não tenha direito”.

Perigo 

 Na avaliação de alguns conselheiros, a aprovação de Andrade pode configurar a promoção de uma vantagem a quem o indicou, contrariando os interesses da Petrobras. O aval poderia ainda se encaixar na exceção relativa a reclamações prévias conhecidas pelo administrador, ou até atos dolosos.

Desregrado 

O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, Capitão Augusto (PL-SP), diz que uma análise preliminar das imagens sugere uma “abordagem fora do padrão” da Polícia Rodoviária Federal na morte de um homem por asfixia em Sergipe.

Exceção

“Não endossamos atitudes erradas. Se tiverem agido errado, devem pagar”, diz. O deputado nega, no entanto, que o episódio manche a “boa imagem” da PRF e o trata como um caso isolado.

Mira 

Parlamentares negros que relatam serem alvo de perseguição farão encontro hoje na Faculdade de Direito da USP. Participarão as deputadas estaduais Renata Souza (Psol-RJ) e Monica Seixas (Psol-SP) e os vereadores Renato Freitas (PT-Curitiba), Duda Hidalgo (PT-Ribeirão Preto) e Abidan Henrique (PSB-Embu das Artes).

Alto lá 

Presidente do PDT, Carlos Lupi diz que a pressão do PT para que Ciro Gomes desista, intensificada com o Datafolha, pode ter efeito contrário. “Inviabiliza até a possibilidade de apoio (a Lula). Muita gente pode ir para o voto nulo, voto de protesto, não votar. É muito perigoso esse comportamento do PT”, disse.

Meio cheio 

Simone Tebet (MDB) viu de modo positivo seu desempenho no Datafolha, em que teve 2%. Na sua avaliação, o fato de pontuar próximo nas pesquisas estimulada e espontânea mostra que quem a conhece vota nela.

Recurso 

 A Buser, plataforma de venda de passagens de ônibus online, entrou com ação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região pedindo a anulação de uma sentença judicial de janeiro deste ano que proibiu sua operação na Bahia.

Tmj 

O argumento é que o juiz que deu a sentença, João Paulo Pirôpo de Abreu, de Paulo Afonso (BA), é amigo de Paulo Carletto, dono da Rota Transportes, empresa que entrou com a ação. Ambos participaram de festas juntos.

Outro lado 

O magistrado confirma que conhece o empresário e já esteve em eventos com ele, mas diz que os dois não têm relação íntima. Já a Rota afirma que a Buser age à margem da lei e busca criar uma “cortina de fumaça”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: