Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Ruído

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (11)

Painel da Folha de São Paulo | 11/10/2023, 10:56 10:56 h | Atualizado em 11/10/2023, 10:57

Imagem ilustrativa da imagem Ruído
Guilherme Boulos (Psol) citou o Hamas ao condenar os ataques a Israel e destoou do tom adotado por seu partido em relação ao tema |  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O ajuste de rota de Guilherme Boulos (Psol), que citou o Hamas ao condenar os ataques a Israel, contrasta com a posição de seu próprio partido. Em nota divulgada no sábado (7), o PSOL se dedica mais a criticar o “apartheid sionista de Israel” do que se solidarizar com as vítimas do grupo terrorista.

A sigla aponta “políticas de Estado que promovem a colonização, a discriminação racial institucionalizada e uma ocupação brutal” e vê “evidentes crimes contra a humanidade” do Estado judeu.

Viés
Já o PCdoB, sigla de um militante que zombou de uma refém, também divulgou nota com perspectiva pró-Hamas. Nela, a legenda condena a reação israelense aos ataques e silencia sobre os terroristas. “Lamentamos e nos solidarizamos igualmente com todas as vítimas desta escalada, israelenses e palestinas, mas não igualamos as responsabilidades”, diz.

Amigo de fé
O chefe de gabinete de Guilherme Boulos na Câmara, Josué Rocha, pagou em nome do parlamentar uma indenização no valor de R$ 4.800 a um fotógrafo que processou o deputado por uso indevido de uma imagem em uma postagem em março. A foto retratava a tragédia das chuvas no litoral norte no início do ano. Ex-coordenador do MTST, Rocha deve estar na chefia da campanha de Boulos a prefeito de São Paulo em 2024.

Irmão camarada
O fotógrafo André Lucas processou Boulos, e um acordo encerrou a disputa. Em abril, Rocha fez o depósito no lugar do deputado. Em nota, a assessoria do psolista afirmou que “Rocha, coordenador da equipe de redes sociais, reconhecendo o erro, efetuou o pagamento”.

Para o alto...
Vice-presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda diz apostar no crescimento da candidatura do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) à Prefeitura de São Paulo. Ele marcou 8% na pesquisa Datafolha de agosto. O parlamentar ainda precisa garantir legenda para a disputa, já que hoje a tendência é apoiar Ricardo Nunes (MDB).

...e avante
“A direita tem um tamanho relevante em São Paulo. Como Nunes não quer vestir a camisa do bolsonarismo, esse campo está órfão. Então a tendência do Kim é de crescimento, a candidatura tem tudo para dar certo”, afirma Rueda, que também preside o diretório paulista da legenda.

DR
Deputados estaduais do PL temem novo desgaste na relação entre Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro caso a anistia das multas que o ex-presidente recebeu na pandemia não seja aprovada na Assembleia. A parcela bolsonarista da bancada vê falta de empenho do governador para que o Legislativo dê aval a esse ponto em projeto que deve ser votado na semana que vem.

RSVP
O diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogerio Sottili, pediu audiência com o presidente Lula para 25 de outubro, dia do assassinato do jornalista que dá nome à entidade pela ditadura, em 1975. O objetivo é solicitar apoio para que seja aprovada no Congresso uma lei oficializando a data como Dia da Democracia. Até ontem não havia resposta da Presidência da República.

De boa

O instituto está promovendo uma campanha com apoio de celebridades e entidades para criar a data. O movimento ocorre num momento em que o governo quer evitar provocar as Forças Armadas. Para Sottili, não há esse risco. “É uma situação muito tranquila, parte de um processo de reconhecimento do crime pelo Estado, como determinado pela OEA (Organização dos Estados Americanos)", diz.

Bibliografia
Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid usou o ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor internacional da Presidência, como referência em sua tese de doutorado sobre emprego de tropas brasileiras em missões de paz da ONU no Oriente Médio. Ele cita Amorim oito vezes no trabalho, apresentado em 2018 em curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Filantropia
O governo Lula defende uma mobilização nacional de empresas que atuam em portos e aeroportos e de fintechs para tornar mais eficiente a segurança no País, diz o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli. “Nós temos terminais portuários de uso privado e empresas que atuam nas áreas federais dos portos e também que operam aeroportos. Essas empresas podem ajudar”, afirma.

Novos desafios
A diplomata Maria Nazareth Farani Azevêdo, que comandou o consulado brasileiro em Nova York até janeiro deste ano, assumiu o posto de CEO da empresa Atrium, que atua no setor imobiliário nos EUA. Ex-embaixadora junto à ONU, ela ficou conhecida por bater boca com o ex-deputado Jean Wyllys em 2019, quando ele denunciou em Genebra que deixou o País por receio do governo Jair Bolsonaro.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: