Reserve a data
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (09)
A Comissão de Ética Pública da Presidência deve pautar em breve a votação do processo que apura se o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, teria cometido conflito de interesse por manter empresa no exterior (offshore) enquanto ocupa o cargo.
Como mostrou o Painel, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1 ) cassou na última quarta-feira (07), por unanimidade, a liminar obtida pelo economista para impedir o andamento do processo na comissão.
Agenda
Conselheiros da comissão afirmam à coluna que quando o processo foi interrompido, em 2023, a apreciação do relator Bruno Espiñeira já estava finalizada e pronta para ser votada. O entendimento agora é o de que não existem muitos elementos novos a incorporar ao relatório e de que o processo deve ser incluído no cronograma de votação sem demora.
Gás
Iniciado em 2019, o processo só voltou a andar na comissão em 2023, com a entrada de integrantes nomeados pelo governo Lula (PT).
Dia da marmota
Em nota, os advogados de Campos Neto afirmam que o caso já foi examinado pelos órgãos públicos de fiscalização e que nenhuma irregularidade foi encontrada. Segundo eles, uma terceira apuração sobre os mesmos fatos “tem como consequência apenas gastar o tempo e aumentar o custo para o poder público”.
Segue...
O ministro Antonio Anastasia, do Tribunal de Contas da União, decidiu não suspender a chamada pública para seleção de movimentos sociais para a execução de atividades do programa de formação de agentes de promoção do SUS (AgPopSUS). O programa foi questionado no TCU pela bancada federal do Novo.
...o jogo
O posicionamento contraria recomendação da AudSaúde, unidade de auditoria especializada em saúde do TCU, que havia proposto a suspensão do processo por entender que havia risco de grave lesão ao erário público devido a fragilidades na definição dos movimentos sociais. Como mostrou a coluna, diversos deles são alinhados ao governo Lula e outros são considerados radicais de esquerda.
Simbolismo
O governo Lula marcou para 30 de agosto a reinstalação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, em data pensada para coincidir com o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, instituído pela ONU em 2010.
Elenco
O evento de recriação será realizado em Brasília, na sede do Ministério dos Direitos Humanos, que é comandado por Silvio Almeida. Os sete membros da comissão participarão da cerimônia.
Responda
Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo, Adilson Santiago, virou réu devido à publicação nas redes sociais em que compara o secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, ao ditador nazista Adolf Hitler. A juíza Suzana Ihara, da 1ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo, aceitou a queixa-crime na terça-feira (06).
Montagem
A postagem de Santiago retrata o secretário com o bigode característico do alemão e o chama de “DeHitler”. O Condepe é formalmente ligado à Secretaria da Justiça do estado, mas goza de autonomia operacional.
Faltou...
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e seu vice, Felicio Ramuth (PSD), andam batendo cabeça sobre a disputa pela Prefeitura de São José dos Campos (SP). Ex-prefeito da cidade, Felicio trabalha para eleger Anderson Farias (PSD) e tem sugerido que existe acordo para que o governador se junte à campanha.
...combinar
Em entrevista, Tarcísio disse que não subirá no palanque de Farias, que tem outro nome que também apoia na cidade, o do ex-deputado federal Eduardo Cury (PL), e que então ficará neutro.
Substituição
Tarcísio decidiu mudar seu líder de governo na Assembleia Legislativa de São Paulo. Candidato a prefeito de Guarulhos, Jorge Wilson (Republicanos) dará lugar ao correligionário Gilmaci Santos.
Mudança
Anunciado como coordenador de estratégia da campanha de Pablo Marçal (PRTB) à Prefeitura de São Paulo, Wilson Pedroso já acusou o candidato de espalhar mentiras. Em 18 de junho, ele comentou publicação em que Marçal criticava o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e escreveu “coach, você continua com falsas narrativas”. Pedroso participava da campanha do emedebista pelo menos até o último sábado (03).