Redução de danos
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
O presidente do DEM, ACM Neto, passou o fim de semana numa ofensiva para evitar que a crise na legenda afaste Luciano Huck, visto como opção presidencial do partido.
Por telefone, disse que não pode descartar já o apoio a Jair Bolsonaro em 2022 por respeito à ala da sigla que defende o presidente.
O ex-prefeito de Salvador (BA) frisou, porém, que prefere não apoiar a reeleição. Por enquanto, a articulação fez efeito. O apresentador da TV não descartou se filiar ao antigo PFL.
Cabo de guerra
Agora desafeto de ACM Neto, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia também procurou Huck no fim de semana e buscou convencê-lo a se distanciar do DEM.
Offline
Rodrigo Maia deixou o grupo de WhatsApp da bancada do DEM na manhã de ontem. Pouco depois, o líder, Efraim Filho (PB), já circulava o esboço da dura nota de reação do partido.
Ira
Ninguém pediu que os termos fossem amenizados. Deputados baianos, como Arthur Maia e Elmar Nascimento, queriam mais agressividade. Foram contidos pelo líder.
Pefelê
Mesmo que o DEM não se atrele a Bolsonaro, muitos no partido consideram inevitável uma volta às origens, com uma guinada à direita. Isso ocorreria por inércia, já que o centro está congestionado e falta uma sigla estruturada no campo conservador.
Triagem
O nome de João Roma (Republicanos-BA) já foi enviado para análise do Palácio do Planalto como candidato a assumir o Ministério da Cidadania. O partido quer o deputado no posto, mas ACM Neto, considerado padrinho de Roma, tenta dissuadi-lo.
Muita calma
Aliados do governo na Câmara dizem que ainda não está redonda a proposta do Ministério de Economia de conceder auxílio de R$ 200 a trabalhadores informais. Falta definir melhor quais serão os critérios para decidir quem receberá o benefício, que pretende substituir o auxílio emergencial.
Fila
Vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) quer incluir nos grupos prioritários de vacinação os bancários que atuam no pagamento do auxílio emergencial, caso o benefício seja retomado pelo governo federal.
Perigo
“Não tem como negar que os bancários que trabalham na ponta correm risco por causa do contato diário com milhares de pessoas”, diz.
Sangue…
O PT usará seu aniversário de 41 anos, em 10 de fevereiro, para sedimentar a aliança com a Argentina. O presidente Alberto Fernández participará de uma mesa virtual em defesa de Lula. Além disso, um representante do Ministério da Saúde argentino estará em debate sobre a pandemia.
…latino
No passado, a proximidade de Fernández com os petistas azedou a relação com o presidente Jair Bolsonaro com o país vizinho. Os dois governos vinham ensaiando uma reaproximação.
Vedado
Em peça enviada ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo, os advogados de Lula reclamam da tentativa de “terceiros” de obter as mensagens da Operação Spoofing, com diálogos entre membros da Operação Lava a Jato.
Congestionado
“A proliferação de pedidos desta ordem vem tumultuando a marcha processual”, afirmam. Algumas destas requisições foram feitas por lideranças petistas.
Aquecimento
O governo de SP prevê a aceleração rápida no ritmo de vacinação nas próximas três semanas. “Ainda não começamos a usar toda a estrutura de postos de saúde do SUS. Estamos indo nos hospitais, o que explica o ritmo mais lento”, diz João Gabbardo, secretário-executivo do comitê de combate à Covid.
Foi num baile…
Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente, publicou um vídeo no qual participa de aglomeração durante apresentação neste domingo (7) da dupla sertaneja Diego e Victor Hugo, no Café de La Musique, em Brasília. Conhecido como 04, ele gravou vídeos em que aparecem diversas pessoas juntas e sem máscaras durante o show.
Vestibular
O RenovaBR lança nesta terça (9) seu novo curso de formação política. O público-alvo são candidatos à eleição de 2022. O objetivo é que seja uma turma maior e mais diversa que a de 2018, quando foram formadas 133 pessoas.
Tiroteio
“Obrigar o trabalhador a abrir mão de direitos históricos por R$ 200 não é auxílio, é extorsão”
Do senador Humberto Costa (PT-PE), sobre a ideia do governo de um novo benefício ligado à Carteira Verde e Amarela, que reduz encargos
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo