Quando a esmola é muita...
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (20)
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não se iludiram com a tripla absolvição em processos no TSE na última terça-feira (17). A avaliação é de que a suposta benevolência da Corte foi uma cortina de fumaça para redobrar a carga contra ele na próxima ação, que aponta uso da máquina nas comemorações do 7 de Setembro em Copacabana, no Rio, no ano passado.
Por essa visão, o tribunal teria apenas posado de moderado para dar uma satisfação aos bolsonaristas e fingir equilíbrio.
...o santo desconfia
Causou estranhamento também o posicionamento dos ministros Floriano Marques e André Tavares, ambos da cota dos “juristas” do TSE. Eles foram os únicos a votar contra o arquivamento de dois processos de Bolsonaro. A desconfiança no entorno do ex-presidente é que tenham servido como “prepostos” do presidente da corte, Alexandre de Moraes, a quem são ligados, para que a vitória de Bolsonaro não fosse completa.
Ódio
A relatora da CPI do 8 de Janeiro, Eliziane Gama (PSD-MA), passou a contar com escolta de três policiais legislativos após receber ameaças em redes sociais durante a votação do parecer final. Em alguns ataques, ela foi chamada de “evangélica de araque”. Houve ainda ameaças de agressões em igrejas e aeroportos.
Para a história
O gesto de Eliziane de erguer a Constituição após a aprovação do relatório foi inspirado em famosa imagem de Ulysses Guimarães ao promulgar a Carta, em 1988. A ideia, da equipe de comunicação da senadora, foi associar o desfecho da CPI a uma reafirmação da Constituição e da democracia, após o 8 de janeiro.
Admirável...
Presidente do Podemos, Renata Abreu divulgou vídeo feito inteiramente com inteligência artificial para alertar sobre os riscos desta tecnologia para a política. A peça, de 10 segundos, foi composta usando como matéria-prima imagens e áudios dela disponíveis on-line. Com um software, foi criado um avatar de Abreu, com uma fala nunca dita realmente por ela.
...mundo novo
“Eu sou Renata Abreu, deputada federal e presidente nacional do Podemos. Essa aqui não sou eu. É um clone feito com inteligência artificial”, diz o avatar no vídeo, produzido pela agência IV5, que atende o partido. Segundo a deputada, a ideia é fazer um alerta sobre fake news, sobretudo em eleições futuras.
Porta-voz
O Brasil será o representante do chamado “Sul Global” na cúpula que ocorrerá neste sábado (21) no Egito para discutir a guerra entre Israel e Hamas. O País foi chamado por presidir o Conselho de Segurança da ONU no momento.
Desconto
A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) reduziu o escopo de uma PPP (parceria público-privada) para construção e operação de 60 escolas estaduais elaborada na gestão João Doria, em 2021. Ela agora contará com 33 unidades escolares. Com isso, o número de alunos contemplados cairá de 65 mil para 35 mil.
Gradual
O modelo é financiado pelo BNDES. A empresa vencedora teria a concessão administrativa, enquanto a parte pedagógica continuaria a cargo do governo. A Secretaria de Educação afirma que não há redução na quantidade de vagas e unidades escolares e que as demais 27 unidades ficarão para uma segunda etapa.
Empurrão
O governo Tarcísio publicará nesta sexta (20) projeto de lei para isentar o IPVA de veículos movidos a hidrogênio ou híbridos de motor elétrico e de combustão. Segundo o Executivo, o objetivo é “contribuir para a melhoria do meio ambiente, bem como estimular os investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa e renovável”.
Sem controle
A Associação Nacional dos Médicos Peritos postou vídeo em que afirma que o processo implementado para agilizar a concessão de benefícios do INSS favorece a fraude. Um dirigente da entidade diz que estão “tirando a perícia médica da jogada para facilitar a concessão visando as eleições do ano que vem”. O Ministério da Previdência rebate as acusações e afirma que a associação está disseminando informações falsas
E eu?
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), enviou ofício para o presidente Lula pedindo para que o estado seja incluído na medida provisória que será editada para aliviar os efeitos da seca na Amazônia. O benefício estava previsto apenas para o estado do Amazonas, mas Helder argumenta que 19 municípios paraenses já decretaram emergência.
Lembrete
A Comissão Arns divulgou nota em que reitera que o projeto aprovado pelo Congresso que cria o marco temporal é inconstitucional, como já decidido pelo STF. O presidente Lula deve decidir nesta sexta (20) pelo veto ou não à medida. A comissão diz repudiar a “crise institucional que vem sendo conflagrada pelo Poder Legislativo”.