Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Prorrogação

| 20/05/2020, 06:34 h | Atualizado em 20/05/2020, 08:01

As novas declarações do delegado Carlos Henrique Oliveira, diretor-executivo da Polícia Federal, foram recebidas como duro golpe nas versões de Alexandre Ramagem e Jair Bolsonaro no inquérito que apura as acusações feitas por Sergio Moro.

O depoimento, ontem, mostra que Ramagem tentou ocultar dos investigadores que a troca do comando no Rio de Janeiro estava definida. A mudança atendia o desejo do Presidente e é considerada elemento importante da interferência na Polícia Federal (PF).

Posto
Oliveira foi promovido ao cargo de diretor-executivo pelo novo diretor-geral, Rolando de Souza, como seria também com Ramagem. O diretor da Abin foi perguntado se teria planos para mudar o Rio, mas deu resposta vaga. No depoimento de ontem, o delegado foi claro em dizer que além de ter sido procurado, aceitou o convite.

Fio
A oitiva também mostrou que os investigadores já estão em busca de quem pode ter sido o autor do suposto vazamento para Flávio Bolsonaro. Perguntaram sobre policiais com relação com a família e também sobre o agente Bruno Malvacini, citado pelo delegado Alexandre Saraiva como intermediador de uma reunião com o Presidente.

Folhinha
Líderes do Centrão costuram para que as novas datas da eleição municipal deste ano devem ser adiadas para 6 de dezembro (1º turno) e 20 de dezembro (2º turno).

Regra I
“Acho que o momento da definição sobre necessidade ou não de adiamento será em meados de junho”, afirmou o ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do TSE.

Regra II
“Se vier a ser inevitável o adiamento, talvez seja melhor ter uma janela de tempo em que o TSE, em consulta com os presidentes do Senado e da Câmara, marcasse a data. Mas tudo depende de uma deliberação política do Congresso”, disse Barroso.

Octógono
O uso da cloroquina em pacientes em estágio inicial da Covid-19 chegou à Justiça, em pedido de liminar do Ministério Público Federal no Piauí, e teve ontem seu momento de debate político em audiência virtual.

Apito
Paolo Zanotto, da USP, foi interrompido pela juíza Marina Barros Mendes quando atacou críticos de Jair Bolsonaro e chamou de “baboseira científica” os testes clínicos com cloroquina. Segundo relatos, a juíza disse que não era o local para discutir política.

Pode aquecer
Jair Bolsonaro levou o ator Mário Frias para um almoço com presidentes de Flamengo e Vasco, ontem. Apoiador do Presidente, Frias tem sido cotado como substituto de Regina Duarte na Secretaria Especial da Cultura. A atriz passa por fritura desde abril.

Em casa
O encontro com Rodolfo Landim, do Flamengo, e Alexandre Campello, do Vasco, foi para discutir o retorno do futebol. “É incrível que tenhamos pessoas com tão pouco respeito à institucionalidade e tão pouca sensibilidade como Campello e Bolsonaro”, diz Elói Ferreira, vice-presidente do Vasco e ministro da Secretaria da Igualdade Racial do governo Lula.

Gelo no sangue
Ex-presidente do Flamengo e provável candidato à Prefeitura do Rio em 2020, Eduardo Bandeira de Mello diz considerar irresponsabilidade “qualquer tentativa de queimar etapas”. “Os especialistas afirmam que o País ainda não preenche as condições para voltar à normalidade. E o futebol não pode ser uma exceção”, completa.

É o mesmo
A Rede Nos EUA pela Democracia no Brasil, grupo de acadêmicos que trabalham em universidades de renome nos Estados Unidos, publicou carta pedindo que supostos crimes cometidos por Sergio Moro não sejam esquecidos após sua saída do Ministério da Justiça.

Nomes
Eles lembram das orientações do então juiz Moro a procuradores da Lava a Jato por aplicativos, por exemplo. A carta é assinada por figuras como James Green (Brown) e Sidney Chalhoub (Harvard).

Esqueceram de mim
Organizado pelo prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, o evento virtual Visão Global reunirá amanhã representantes de alto nível de vários governos para discutir ações contra o coronavírus. Pelo Brasil falará o governador do Pará, Helder Barbalho. O presidente Jair Bolsonaro não foi convidado.

Tiroteio
”O superferiadão, como o rodízio ampliado, pode ser um novo equívoco bem-intencionado.”
Do deputado estadual Campos Machado (PTB), para quem a medida aumentará as pessoas em circulação e os custos para as empresas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: