Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Porta aberta

Jornal A Tribuna | 27/03/2022, 13:45 13:45 h | Atualizado em 27/03/2022, 13:46

A Câmara dos Deputados aprovou em 18 de março projeto que flexibiliza as restrições financeiras e de prazo para a publicidade institucional em ano eleitoral. Atualmente, esta modalidade de propaganda, que divulga atos, obras e programas do governo, só pode ser veiculada até o final de junho quando há eleições. 

Mas o projeto, de autoria do deputado Cacá Leão (PP-BA), incluiu uma emenda de última hora que prevê exceção para peças que tratem do enfrentamento da pandemia.

Fura-teto 

A brecha poderá ser usada para que sejam enquadradas ações do governo com relação tênue com a pandemia. Se o projeto não for aprovado no Senado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá gastar R$ 82,6 milhões em publicidade institucional até junho de 2022. Com a mudança, o limite desaparece.

Fura-teto II

 Os demais tipos de publicidade também foram objeto de flexibilização pela proposta e tiveram seus limites ampliados em 30%. Segundo levantamento da ONG Contas Abertas, o gasto chegaria a R$ 252,6 milhões neste ano.

No lápis 

 Após embates com Bolsonaro, que já questionou a lisura das eleições em diversos discursos, o ministro Luís Roberto Barroso, que deixou a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) há um mês, celebrou o dado da pesquisa Datafolha de que 82% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas.

Dar as mãos 

 A comemoração foi compartilhada com Edson Fachin, que comanda o TSE, e com Alexandre de Moraes, ministro da corte, que mandou investigar o Presidente por ataques às urnas. O trio ainda festejou compromisso assinado na semana passada pelo Telegram com o tribunal de combate às fake news nas eleições.

Cumpra-se 

 Moraes determinou na última sexta-feira, no âmbito de investigação do STF (Supremo Tribunal Federal), que o deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ) use tornozeleira eletrônica e fique proibido de sair do Rio de Janeiro, exceto para viajar a Brasília, e de participar de eventos públicos.

Flagrado 

 A decisão foi tomada depois de o parlamentar descumprir ordem do magistrado, que havia vedado encontros com outros alvos de inquérito do STF sobre milícias digitais. Como revelou o Painel, Silveira participou de ato com o empresário Otávio Fakhoury, presidente do PTB-SP, também investigado no caso.

Decolagem 

 A Polícia Civil de São Paulo realizará amanhã, em Sorocaba, voo de teste da primeira aeronave apreendida do crime organizado a ser integrada à frota estadual. Capturado em 2018, o avião Cessna Caravan será utilizado no combate ao tráfico e às organizações criminosas.

Voz dos pampas 

 Pai do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o professor universitário aposentado José Luís Leite, 75, diz que o “PSDB histórico” se fez ouvir na carta na qual líderes tucanos pediram a permanência de seu filho no partido.

Minuano 

 “O PSDB do qual fiz parte não é o mesmo de hoje. Os partidos se tornaram homogêneos. Mas aquele PSDB do meu tempo levantou a voz. Os históricos se fizeram ouvir”, diz ele, que fundou o partido em Pelotas em 1988 e saiu da legenda 10 anos depois.

Meu guri 

 O filho do professor deve anunciar amanhã se fica no partido ou se vai para o PSD para ser candidato a presidente. “Ele sempre se inspirou no PSDB original”, afirma Leite pai.

Raízes 

 Em sua primeira viagem como pré-candidato após deixar o governo de São Paulo, João Doria (PSDB) fará duas escalas na Bahia. Uma em Salvador, onde terá encontros políticos e com apoiadores. A outra em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, e terá caráter sentimental: é onde nasceu seu pai, João Agripino Doria Neto.

Exclusivo 

Pré-candidato ao governo de São Paulo, Márcio França (PSB) não vê possibilidade de seu agora correligionário Geraldo Alckmin apoiar candidato de outro partido para o cargo. “Conheço Alckmin 100%. Ele não faz nem 1% de incorreto. Filiado a um partido, será 100% leal com as decisões do partido”, diz.

Xepa 

 O recado é para Fernando Haddad (PT), que espera contar com apoio do futuro vice de Lula na sua campanha. “Em 2018, foi assim, mesmo sendo o (João) Doria contra mim, que sou seu amigo (de Alckmin). Quem esperar banana de laranjeira não pode culpar a laranjeira por frustração”, diz França.

Vitrine 

 A Brazil Conference, promovida por acadêmicos brasileiros de universidades americanas como Harvard e MIT, terá painéis sobre pobreza e educação no cenário de pós-pandemia. 

Participarão o apresentador Luciano Huck, o padre Julio Lancellotti, Gilson Rodrigues, do G10 Favelas, e a filósofa Djamila Ribeiro, entre outros. O evento acontece em 9 e 10 de abril na região de Boston (EUA) e volta a ser presencial após dois anos.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: