Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Plano B

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (07)

Painel da Folha de São Paulo | 07/06/2024, 10:51 10:51 h | Atualizado em 07/06/2024, 10:51

Imagem ilustrativa da imagem Plano B
Presidente deve fazer anúncio de investimentos no ensino superior público em tentativa de encerrar a greve de professores, que ultrapassa os 50 dias |  Foto: Reprodução/@canalGOV

O presidente Lula (PT) deve anunciar na segunda-feira (10), em reunião com reitores de universidades federais, aumento do orçamento de custeio das instituições e reforço da verba para investimento em obras, em uma tentativa de encerrar a greve de professores, que já passa de 50 dias.

O assunto foi discutido em reunião nesta quinta (06) entre a direção do PT e o Ministério da Gestão. O encontro ajudou a convencer o partido de que não é possível atender à reivindicação dos professores de ter aumento neste ano.

Efeito dominó

Em contrapartida, ficou acertado que o presidente deve anunciar os investimentos, que estão entre as demandas dos grevistas. A ideia é atender a essa pauta por não haver recursos para conceder reajuste salarial neste ano — se isso ocorresse, outras categorias poderiam reivindicar o mesmo e reabrir negociações.

Corrida

A Procuradoria-Geral da República (PGR) quer apresentar possíveis denúncias contra Jair Bolsonaro (PL) até 16 de agosto, quando começa a campanha eleitoral, para se blindar de acusações de politização dos processos. O esforço está alinhado com o da PF, que tenta encerrar três investigações sobre o ex-presidente até julho — a fraude no cartão de vacinação, a participação em trama para tentar dar um golpe de Estado e o caso das joias recebidas da Arábia Saudita.

Sinuca

O projeto que proíbe delação de presos, resgatado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, colocou o PT em um dilema — e não apenas pelo risco de anular os depoimentos de Mauro Cid que incriminam Bolsonaro. Outro caso que seria afetado é o de Ronnie Lessa, que fez revelações sobre o assassinato de Marielle Franco.

Bumerangue

Há dúvidas, no entanto, se a mudança valeria apenas para novas delações, e a questão deve ser judicializada. O projeto, originalmente, foi apresentado pelo ex-deputado Wadih Damous (PT-RJ) no contexto da Lava a Jato.

Calma

Braço-direito do prefeito de Maceió, JHC (PL), Ivan Carvalho (PL) deixou nesta quinta (06) o cargo de secretário de Governo. A ideia é que fique à disposição como possível vice do chefe do Executivo municipal à reeleição.

Segundo aliados do prefeito, isso mostra que não há definição de que o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) será seu companheiro de chapa, como teme Arthur Lira (PP-AL).

Cartão vermelho

A PM prendeu na última quarta (05), com tecnologia de reconhecimento facial, quatro torcedores na Arena Castelão que tentavam assistir à partida entre Fortaleza e CRB, pela final da Copa do Nordeste. As prisões são resultado do Projeto Estádio Seguro, acordo entre os ministérios da Justiça e do Esporte e a CBF, que identifica torcedores com mandado de prisão em aberto.

Resta 1

Após a saída do páreo de Aldo Rebelo (MDB), que preferiu ficar na Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de SP, um representante do PL será vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB), afirma o presidente do partido, Valdemar Costa Neto. “Não tenho dúvida de que [o vice] será do PL, e o [Jair] Bolsonaro que vai indicar”, disse.

Nome pesado

O preferido do ex-presidente é o ex-coronel da PM Ricardo Mello de Araújo, que enfrenta resistências no núcleo mais próximo ao prefeito.

DNA

Nunes nomeou Tomás Covas, 18, filho de Bruno Covas (PSDB), que faleceu em 2021, como coordenador de Políticas para a Juventude da Prefeitura. Ele é um dos principais entusiastas do apoio dos tucanos à reeleição do prefeito.

Parça

O deputado Otoni de Paula (MDB), pré-candidato a prefeito do Rio, tem exaltado o coach Pablo Marçal (PRTB) nas redes sociais e em discursos na Câmara. Na última terça-feira (04), ciceroneou-o em visita ao Congresso e o chamou de “campeão empresarial”, entre outros elogios. Marçal é visto como uma ameaça a Ricardo Nunes, correligionário de Otoni.

Tmj

Ato de Guilherme Boulos (Psol) e Marta Suplicy (PT)neste sábado (08) terá as presenças de apoiadores como o escritor Ferréz e a ex-CEO da Dior no Brasil Rosângela Lyra, além da exibição de vídeo do cantor Chico Buarque. Um dos objetivos é mostrar que a pré-candidatura tem amplitude, rebatendo assim as críticas de Nunes de que o arco de alianças do concorrente seria estreito e radical.

Rixa

Vereadores de SP disputam o batismo do novo Parque do Bixiga. Um grupo, liderado por Xexéu Trípoli (União), que homenagear o diretor José Celso Martinez Corrêa, morto em 2023, um dos maiores defensores do espaço.

Já Rubinho Nunes (União) e João Jorge (MDB) propõem parque Abravanel, sobrenome de Silvio Santos, que era dono da área e aceitou vendê-la para a prefeitura.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: