Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Pensa em mim

| 30/05/2022, 09:20 09:20 h | Atualizado em 30/05/2022, 09:20

Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) organiza sua comunicação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu um passo para ganhar terreno no eleitorado do adversário nas redes sociais. Criou uma conta no Kwai, aplicativo de vídeos curtos concorrente ao Tiktok. Não por acaso. A ferramenta tem forte presença entre usuários do Norte e Nordeste e com menor poder aquisitivo. Em menos de 10 dias, o presidente já conquistou 112 mil seguidores, 16 mil só ontem.

O plano

Diminuir a diferença no Nordeste é uma das prioridades de Bolsonaro. No último Datafolha, o presidente alcançou 21% de intenções de votos na região, ante 71% do petista. O estrategista para redes sociais continua sendo o vereador Carlos Bolsonaro.

Chego já

A assessoria de Lula diz que o ex-presidente entrará na plataforma, que tem 45 milhões de usuários ativos, mas não revela a data. Afirma ainda estar satisfeita com seus indicadores nas redes sociais.

Campo minado

Um dos motivos da demora de Bolsonaro em nomear o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a tentativa de não ferir aliados ou criar inimigos. Auxiliares relatam que os emissários contrários a esse ou aquele candidato são mais numerosos que os favoráveis.

Eu garanto

O presidente chegou a ser aconselhado a sabatinar, ele próprio, os indicados, mas a ideia está descartada por ora. Formam a lista do STJ Messod Azulay, Ney Bello Filho, Paulo Sérgio Domingues e Fernando Quadros da Silva. Os dois primeiros são os favoritos até o momento.

Dois pesos

Bolsonaro criticou na sexta-feira  o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, por ter recebido o time jurídico de Lula, mas omitiu que o magistrado havia se reunido com o seu advogado dias antes.

Duas medidas

Fachin recebeu os lulistas Eugênio Aragão, Ângelo Ferraro e Cristiano Zanin em 20 de maio. Tarcísio Vieira, contratado pelo PL, esteve com o ministro no dia 10.

Atos...

Pré-candidata a presidente, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) abraçou temas ligados à defesa da família quando era deputada estadual, há duas décadas. Uma das causas foi a restrição à exposição de crianças e adolescentes a conteúdo erótico ou pornográfico em fitas de vídeo, DVDs, CD-ROM e revistas.

...do passado

Tebet apresentou em 2003 dois projetos: um para aumentar a alíquota de imposto sobre esses produtos, como forma de desestimular seu consumo, e outro obrigando vendedores a lacrarem esses materiais e expô-los em locais reservados.

Tropa

Em encontro com movimentos sociais na semana passada, o deputado Rui Falcão (PT), um dos coordenadores da candidatura de Lula, disse que encher os eventos de campanha de apoiadores também é importante para a segurança do pré-candidato.

Barreira

"Quanto mais gente colocarmos na rua, mais proteção o presidente Lula terá e menos espaço para aventureiros tentarem a sorte", afirmou.

Alerta máximo

Uma das maiores preocupações das autoridades que foram ao Recife neste fim de semana é a terra ainda muito molhada. Há previsão de novas chuvas e risco de mais deslizamentos.

Tragédia

O governo federal enviou técnicos da Defesa Civil para auxiliar os municípios a decretar estado de emergência, condição para acessar o R$ 1 bilhão liberado pela União. Até domingo, Pernambuco somava 84 mortos e, ao menos, 56 desaparecidos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: