Pega leve
Confira a coluna
Aliados de Ricardo Nunes se dizem preocupados com o discurso agressivo do prefeito em entrevistas com relação a vereadores que apoiaram Pablo Marçal. Eles apontam que o prefeito precisará conquistar esse grupo para construir uma base sólida na Câmara Municipal. Nunes se refere com frequência a esses vereadores como “traidores”. Nas contas de pessoas próximas ao emedebista, ele hoje tem o apoio fiel de 28 dos 55 vereadores, número que só permite aprovar projetos por maioria simples.
Fiel da balança
Outros 10 vereadores eleitos e reeleitos fazem parte do grupo dos apoiadores de Marçal, como Rubinho Nunes (União), Adrilles Jorge (União) e Sargento Nantes (PP), ou têm perfil independente, como Janaina Paschoal (PP) e Kenji Palumbo (Podemos). Eles serão fundamentais para matérias que exigem quorum qualificado de dois terços.
Faltou
Coordenador da parte de segurança do programa de governo de Lula em 2022, Benedito Mariano diz que a proposta de emenda sobre o tema apresentada pelo Ministério da Justiça deixou de contemplar pontos estruturais, como fim das PM como força auxiliar do Exército e revisão de inquéritos policiais.
Também questiona dar maior poder à Polícia Rodoviária Federal e defende criar uma Guarda Nacional Civil no lugar da Força Nacional. Ele defende, contudo o princípio de que cabe à União estabelecer diretrizes para a área.
Light
O secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, pede a revisão do teto das multas aplicadas a empresas que infringem o direito do consumidor, hoje de R$ 13 milhões, por considerar que “não é nada” para as companhias. Este foi o valor da sanção à Enel, por exemplo, pelo recente apagão em São Paulo. Ele defende que o Congresso delimite em lei a atuação das empresas, em vez de deixar esse papel para as agências reguladoras.
Neocamarada
O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), chegou a prometer ao PT apoiar a volta do financiamento para sindicatos na reunião em que tentou atrair o partido para sua candidatura à presidência da Câmara. Ex-desafeto da legenda, ele já havia acenado à reeleição de Lula.
Aperta o rec
No encontro, ocorrido na última terça (29), Elmar pediu para gravar a reunião antes que ela começasse. Ele não deu maiores explicações para o gesto, que intrigou parte dos petistas. Ninguém dos presentes se opôs, no entanto.