Pé no freio
O crescimento da arrecadação do ICMS em São Paulo vem desacelerando, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda. Em abril, a alta sobre o mesmo mês do ano passado foi de 9,5%, descontada a inflação. Esse patamar caiu para 6,5% em maio, 3,5% em junho e ficou estável em julho. “A economia paulista tem forte resiliência, mas ligamos o sinal de alerta”, diz o secretário Felipe Salto. A trajetória é um argumento contra a pregação de Jair Bolsonaro (PL) de que os estados estão com caixa transbordando.
Iceberg à vista
A preocupação do Governo de São Paulo é com o crescimento das despesas em 2023, que serão afetadas pela alta da inflação. O caixa cheio dos estados foi usado por Bolsonaro para dizer que era possível criar um teto para alíquotas dos ICMS dos combustíveis, o que forçou a queda do preço nas bombas.
Não provoque
A campanha presidencial de Soraya Thronicke (União Brasil) não pretende explorar o fato de ela ser mulher como um dos motes principais da candidatura. Esse elemento será mencionado, mas como algo complementar à biografia da senadora.
Feminejo
A estratégia delimita uma diferença com relação à também senadora Simone Tebet (MDB), que vem utilizando como marca seu olhar feminino. A avaliação da equipe do publicitário Lula Guimarães é que Soraya tem outro perfil. Conservadora, a senadora comunga algumas pautas com o eleitorado bolsonarista, como a defesa do agronegócio e das armas.
Ídolo 1
Hoje crítico do governo federal, o candidato a vice-governador de São Paulo na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB), Geninho Zuliani (União Brasil), derramava-se em elogios ao ministro da Economia, Paulo Guedes, no início do governo.
Ídolo 2
“Fiquei muito feliz com as explanações do nosso ministro Paulo Guedes. Quero dizer que o meu partido tem um alinhamento muito grande com a política econômica do atual governo”, disse em abril de 2019, em comentário sobre audiência de Guedes na Câmara. “Deixo registrados os meus parabéns ao ministro.”
Time
Candidato a deputado federal, o senador José Serra (PSDB-SP) montou um grupo de notáveis para auxiliar na sua campanha à Câmara. Na última quinta (4), ele reuniu em seu escritório em SP nomes como os ex-ministros Aloysio Nunes Ferreira, Antônio Imbassahy, Andrea Matarazzo e Barjas Negri (Saúde).
Estrela
Serra abriu mão de concorrer a um novo mandato como senador e disputará eleição para deputado federal. O partido aposta nele como um puxador de votos e promete dar estrutura e financiamento para sua campanha condizentes com essa expectativa.
Múltiplo
Líder nas pesquisas para o governo do Ceará, Capitão Wagner (União Brasil) diz que não pretende vincular sua imagem à do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Tenho cinco candidatos a presidente representados em minha coligação”, diz ele, para justificar a distância. A aliança reúne ainda PL, PTB, Republicanos, Podemos e Avante.
Onde pega
Por trás do argumento, há uma avaliação de que a vinculação excessiva a Bolsonaro poderia causar prejuízos eleitorais a Wagner, num estado em que o presidente tem baixos índices de popularidade. Seus dois principais adversários são de esquerda: Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT).
A metade…
O senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), membro da bancada ruralista que coordenará a campanha de Lula (PT) no Mato Grosso, diz que fala a mesma linguagem de Marina Silva (Rede) e que não há incompatibilidade entre eles. A ex-ministra disse ao Painel que a aliança do PT com Fávaro e Neri Geller (PP-MT) criava amarras com o atraso.
… da laranja
“Não queremos degradação ambiental, queremos produção sustentável”, afirma Fávaro. Ele diz que uma sugestão sua nesse sentido será incorporada ao plano de governo de Lula: taxas de juros mais baixas para produtores que converterem áreas de pastagem em agrícolas.
Timing
A escolha do novo ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) poderá ficar para fevereiro do ano que vem, quando será eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados.
Classificados
A proposta é defendida pelos atuais candidatos à vaga, que temem que, entre as eleições e o fim da legislatura, muitos parlamentares que não se reelegerem decidam disputar a vaga na corte de contas, que é vitalícia.
Livre
O líder oposicionista venezuelano Juan Guaidó e o fundador do Leadership Institute, Morton Blackwell, participam do 9º Fórum de Liberdade e Democracia, evento liberal que ocorre em 19 de agosto em São Paulo. Blackwell também foi assessor do ex-presidente Ronald Reagan. O evento é organizado pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo.