Pá-pum
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (08)
A base de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) na Assembleia se articula para acelerar a tramitação do projeto de privatização da Sabesp. Os aliados do governador anteciparam para esta quarta-feira (08) o congresso de comissões, que reúne vários órgãos para deliberar sobre o texto de forma conjunta, mais rapidamente.
A manobra acontece em meio ao apagão na capital, que gerou questionamentos sobre a concessão do sistema elétrico para a Enel e respingou na proposta de venda da estatal de água.
Speed racer
A discussão nas comissões, última etapa antes do plenário, ocorrerá antes mesmo da realização de uma audiência pública sobre o tema pela Assembleia, em 16 de novembro. Na base de Tarcísio, a convicção é que o rito atropelado está amparado pela legislação.
Sem clima
Presidente da Câmara Municipal de SP, Milton Leite (União Brasil) diz que o apagão prejudicou o ambiente para discutir a privatização da Sabesp. “Ficou ruim, piorou muito”, diz. O Legislativo municipal também terá de aprovar o projeto de venda da estatal.
Cerco
A Câmara de Vereadores também terá sua própria CPI da Enel, a exemplo da Assembleia. O requerimento de criação foi apresentado pelo líder do PSDB na Casa, João Jorge. A ideia é instalar a comissão já nesta quinta-feira (09).
Champanhe
Bolsonaristas e o deputado Guilherme Boulos (Psol) se uniram para tentar emplacar no prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), o apelido de “rei do camarote”. A referência se deve ao fato de ele ter ido a eventos de UFC e Fórmula 1 no final de semana em meio ao caos na cidade. A alcunha foi citada pelo psolista e pelos deputados do PL Lucas Bove e Ricardo Salles.
Violência
A deputada estadual Ediane Maria (Psol) afirma ter sofrido xingamentos racistas na tarde de terça-feira (07) num corredor da Assembleia em razão de seu cabelo crespo.
“Um senhor teve a capacidade de me seguir falando mal do meu cabelo, falando que era horroroso, que eu tinha que tirar, que eu era feia”, disse ela, em discurso no plenário.
União
Segundo a assessoria de Ediane, trata-se de um homem de 89 anos, que não teve o nome divulgado. Ele foi levado para uma delegacia que funciona no local. Deputados inclusive de partidos que fazem oposição ao Psol se solidarizaram com ela.
Apito
Ao escolher o nome Missão para seu novo partido, o MBL mandou sinais para dois grupos estratégicos na direita, os evangélicos e os militares. Ambos utilizam o termo fartamente: os religiosos se dizem “missionários”, enquanto os fardados repetem que “missão dada é missão cumprida”.
Casa própria I
Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso e Espírito Santo estão em etapas avançadas de adesão ao Minha Casa, Minha Vida Cidades, modalidade que alia contrapartidas da União e incentivos de estados e municípios para o financiamento de moradia a famílias com renda mensal até R$ 8 mil.
Casa própria II
O Ministério das Cidades vai realizar em novembro um seminário para atrair novos interessados no programa. A proposta é que os entes públicos participem das operações de financiamento com recursos do FGTS para zerar a entrada ou reduzir as prestações mensais do financiamento imobiliário.
Desinfetante
Ex-ministro da Educação de Jair Bolsonaro (PL), Abraham Weintraub diz não ver problema no fato de seu ex-assessor Antonio Vogel assumir cargo no Ministério do Esporte.
“Nada de mais, ele é funcionário público concursado. Desejo que continue limpo, mesmo em um governo sujo”, disse ao Painel.
No peito
O jogador Vinicius Jr. e o ministro do STF André Mendonça estão entre as personalidades indicadas para receber a medalha Mérito Legislativo da Câmara neste ano.
O atleta foi indicado pelo líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), por ser um “símbolo mundial na luta contra o racismo”. Já o magistrado teve o nome proposto por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) por “impedir que pautas progressistas avancem” na corte.
Marselhesa
O grupo Lide, do ex-governador João Doria, abriu em Paris sua 15ª unidade internacional. Já existem representações em locais como África do Sul, Argentina, Austrália, China, Dubai e Nova Iorque.