O tempo e o vento
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
A ação de João Doria para dominar o PSDB gerou reação imediata da ala gaúcha da legenda, que tem no governador Eduardo Leite a principal alternativa ao projeto presidencial do paulista.
Em conversas com aliados, Leite deixou claro que não aceitará passivamente o rival tomar o partido.
“Lamento decisões de cima para baixo. Se criticamos o autoritarismo de Bolsonaro, não podemos ter atitude igual”, diz o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS).
Longo prazo
Outro aliado de Leite, o deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS) criticou a antecipação do debate eleitoral e defendeu a continuidade de Bruno Araújo na presidência do partido. “O sucesso de Doria na vacina é um mérito inegável, mas não é determinante para escolha de candidato. O que conta é o desempenho em quatro anos”, diz.
Esconde-esconde
Aliados de Doria citam uma suposta inoperância de Araújo contra Bolsonaro como motivo para tirá-lo do cargo. Segundo um deles, o partido não está mais em cima do muro, está escondido atrás dele.
Deixa
O ex-senador Aloysio Nunes (SP) alerta para o risco de Doria, ao entrar numa disputa interna, sofrer um dano de imagem após meses de noticiário favorável. “Isso pode colocar em risco o capital político que ele tem acumulado em sua gestão, especialmente na pandemia”, disse.
Vai...
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), diz que tem faltado bom senso ao secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, em seu planejamento de volta às aulas.
...e volta
Ele afirma que Soares tem feito as ações de maneira açodada. “Dez dias atrás eu não podia abrir o comércio e agora eu tenho que falar que as pessoas podem voltar às escolas?”, diz o tucano. As escolas públicas abrirão a partir de 1º de março em sua cidade.
Apelo
O líder do PSL na Câmara, Major Vitor Hugo (GO), pediu a Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) que desista de lançar candidatura avulsa para concorrer com Bia Kicis (PSL-DF) pela presidência da CCJ, a principal da Casa.
Troco
Ultrabolsonarista, Kicis enfrenta resistência para comandar a comissão. Aliados da deputada defendem que, se um deputado tentar disputar com ela, o PSL lance nomes para brigar pelo comando de outros colegiados.
Borracha
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) apresentará hoje projeto para anistiar os hackers que vazaram as mensagens entre procuradores da Lava a Jato e o ex-juiz Sergio Moro. Ele espera que a decisão do STF que garantiu a Lula o acesso aos diálogos dê impulso à proposta.
Esquece
O projeto prevê isentar as seis pessoas denunciadas pelo Ministério Público sob acusação de invadir os celulares de investigadores. Renan diz que os hackers apenas deram “divulgação” aos diálogos e que já pagaram “preço alto” por terem sido detidos.
Acelerador
Desafeto da Lava a Jato, Renan, novo líder da maioria no Senado, espera conseguir urgência para que a proposta seja votada direto em plenário. Há expectativa de que a senadora Kátia Abreu (PP-TO) seja a relatora.
Nada feito
Aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fizeram apelo em privado para que ele revisse a decisão que transferiu a sala de imprensa para um local mais isolado. Mesmo reservadamente, Lira se mostrou irredutível.
Estratégia
Em reunião com senadores, aliados do governo indicaram que o Palácio do Planalto estuda publicar medida provisória para abrir crédito extra e garantir verbas para prorrogar o auxílio emergencial, mas em novos moldes e num valor menor. Há quem defenda prorrogar o estado de calamidade.
Migração
Diretor-executivo do grupo liberal Livres, Paulo Gontijo deixará o cargo para assumir posto na Investe Rio, na gestão do prefeito Eduardo Paes (DEM). Ainda não há definição de seu substituto na entidade, que defende o liberalismo econômico e de costumes.
Vitrine
Será o terceiro líder ligado ao grupo na prefeitura de Paes. Já estão lá Chicão Bulhões (Desenvolvimento Econômico) e Marcelo Calero (Governo). Paes quer fazer da desburocratização uma marca.
Tiroteio
“O DEM foi do êxito na eleição a essa situação terrível em 60 dias. Nada fracassa tanto quanto o sucesso”.
Do cientista político Antonio Lavareda, citando frase do escritor americano Peter Drucker, sobre a crise vivida pelo partido.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo