Me ajuda aí
Coluna foi publicada no domingo (12)
Atualmente no PDT, o apresentador José Luiz Datena deve se filiar ao PSB. O convite foi feito pela deputada federal Tabata Amaral (SP), de quem ele poderá ser vice na disputa pela Prefeitura de SP em 2024. Como mostrou o Painel, o projeto do PDT de lançar Datena para prefeito esfriou nos últimos meses, e o partido abriu conversas com Guilherme Boulos (Psol). Uma chapa pura do PSB tem boas chances de se confirmar, já que cresce a possibilidade de o partido não conseguir aliados.
Velho enredo
O raciocínio é que Datena agregaria apoio de setores mais conservadores e preocupados com a pauta da segurança, além de oferecer um contraponto etário a Tabata, vista com desconfiança por parte do eleitorado em razão da sua juventude. O maior risco, por outro lado, é a famosa imprevisibilidade do apresentador, famoso por sempre desistir na hora H.
Vou de busão
A adesão à tarifa zero no transporte público de São Caetano (Grande SP) fez o número de passageiros dobrar na cidade. Em uma semana de passe livre, a cidade viu o número de usuários por dia passar de 25 mil para 50 mil. A prefeitura afirma que, apesar do aumento, não há relatos de superlotação. Na prática, o que mudou foi o perfil dos passageiros: pessoas que faziam curtas distâncias a pé passaram a usar ônibus.
Pefelê
Novo partido surgido da fusão de PTB e Patriota, o PRD (Partido da Renovação Democrática) espera receber ao menos 15 deputados federais até o final do ano, a maioria vindos de partidos conservadores. A estrela deve ser Ricardo Salles, mas que ainda depende de autorização do PL para sair. Apesar disso, a legenda pretende se apresentar como de centro-direita. Para isso, conta com o recall do número 25, que usará e já pertenceu aos extintos PFL e DEM.
Cofre cheio
Tarcísio de Freitas vem turbinando a Secretaria de Parcerias em Investimentos, responsável pelas privatizações, que estão entre as principais apostas do seu governo. A pasta herdou da gestão passada R$ 20 milhões para contratos de estruturação de projetos. Hoje, o orçamento já supera R$ 2,76 bilhões, refletindo a prioridade dada ao tema. Para 2024, a verba é superior a três vezes a Secretaria da Cultura.
Funil
Segundo o governo, a secretaria incorporou empresas que repassam recursos para obras das linhas concedidas do Metrô e da CPTM. Também é responsável pela verba direcionada aos contratos regulados pelas agências de transporte (Artesp) e serviços (Arsesp).
Avanço
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), diz que não assinou nota do Cosud contra a reforma tributária por ver avanços no texto com relação ao sistema atual. “O Senado piorou o que veio da Câmara, mas o resultado ainda é muito melhor do que temos hoje”, disse. O consórcio reúne os estados do Sul e do Sudeste.
Estrela solitária
Único governador alinhado ao governo Lula, ele afirma que não se importa em ser uma voz solitária no grupo. “Venho sendo franco com eles nas discussões internas, mas o mais importante são os temas que nos unem e nos agregam”, afirma.
Vou no popular
A Atricon, associação que reúne os tribunais de contas do país, emitiu nota recomendando que haja um esforço por parte dos conselheiros destas cortes para adotarem linguagem simples e de fácil acesso aos cidadãos em suas decisões. As orientações incluem reduzir jargões e termos técnicos e usar recursos visuais, além de instrumentos como QR Codes.