Máquina
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
Novas decisões do TSE alterando regras da eleição em Macapá irritaram candidatos e viraram questão judicial. O tribunal mandou retornar o horário eleitoral gratuito na TV e no rádio e aumentou o limite de gastos na campanha em 40%. A reclamação principal é de que as medidas beneficiam um único candidato, Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado. Ele é detentor do maior tempo de TV e teve as maiores despesas até o momento, podendo gastar mais a partir de agora.
Justiça
Os candidatos de PSB, Podemos, PT e Cidadania entraram com um mandado de segurança, pedindo que o TSE reveja a decisão sobre o horário obrigatório na TV. Alegam que nenhum dos candidatos fez o pedido para estender a propaganda e que o TRE já havia decidido o contrário.
Peso
O irmão do presidente do Senado lidera uma coligação de 12 partidos e, por isso tem tempo de TV de 4 minutos e 20 segundos, quase o mesmo que todos os demais concorrentes juntos.
Apoio
Davi Alcolumbre é o principal cabo eleitoral do irmão e participou ativamente no esforço para a religação da energia em Macapá, inclusive em viagem ao lado do presidente Jair Bolsonaro.
Tensão
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina alertou, ontem, para o que considera “risco iminente de colapso do sistema” do estado em razão do avanço acelerado da Covid-19. Todas as regiões estão em nível grave ou gravíssimo, segundo monitoramento oficial, com aumento de transmissão, óbitos e ocupação na rede de UTI.
Razões
O documento faz referência à volta das aulas, determinada pelo governo estadual, e pede que sejam feitas campanhas de orientação à população. Defende ainda medidas de restrição para conter a proliferação da doença.
Agenda
O Ministério da Saúde informou a governadores que o plano nacional de vacinação contra a Covid-19 será divulgado na próxima segunda. O líder do consórcio do Nordeste, Wellington Dias (PT-PI), afirma que serão definidos nessa etapa os preparativos para a vacinação, como as regras de distribuição do medicamento e de armazenagem.
Passos
Segundo o governador, a estratégia é trabalhar com múltiplas vacinas, “começando pela primeira autorizada pela Anvisa”.
Ataque
Secretário-executivo na prefeitura e um dos aliados mais próximos de Bruno Covas (PSDB), Fabio Lepique tem enviado mensagens em que associa Guilherme Boulos (PSOL) ao Foro de São Paulo, entidade que é hoje demonizada pela direita apoiadora de Bolsonaro e do escritor Olavo de Carvalho.
Comunista
As mensagens de Lepique dizem que o Foro é uma “caterva de pseudo-marxistas internacionais fundada pelo PT” e contêm vídeo em que Boulos nega que Cuba seja uma ditadura.
Resposta
O material coincide com momento em que Covas subiu o tom nas reações, aborrecido com ataques a seu vice, Ricardo Nunes (MDB). O tucano associou Boulos a Cuba pela primeira vez em entrevista à CBN nesta terça.
Honra
Nunes avisou a campanha e fez uso do plenário da Câmara Municipal ontem para falar sobre ter virado alvo. Ele disse que os adversários têm plantado ódio e sido desleais. Afirmou que não existem denúncias sobre sua participação em máfia das creches, assunto repercutido por Boulos após reportagens da Folha.
Mira
O candidato do Psol, de outro lado, tem comemorado que as polêmicas com o vice tenham decolado. Vai continuar apostando nisso.
Leve
Apesar do clima mais tenso, Covas tem dito internamente que vai mesmo manter o tom ponderado no debate da TV Globo amanhã. Os ataques serão ao que aponta como inexperiência, radicalismo e contradições de Boulos. Como vinha fazendo antes desses últimos dias.
Programa
Covas se encontrou com representantes do movimento liberal Livres e se comprometeu com políticas defendidas pelo grupo, como desburocratização da máquina pública, ampliação de PPPs, Plano Diretor participativo, entre outros.
Tiroteio
“Marta deu uma grande colaboração nesta campanha. Apresentou Parelheiros e Cidade Tiradentes para Bruno Covas”
De Marco Aurélio de Carvalho, advogado do grupo Prerrogativas, sobre a participação de Marta Suplicy na campanha do tucano.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo