Mantenha a distância
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (22)
Os ministros do MDB não deverão participar da campanha de Ricardo Nunes à Prefeitura de São Paulo, frustrando o desejo do comando do partido. Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades) descartam se engajar em atos e declarações pró-Nunes. Já Simone Tebet (Planejamento) tem relação mais próxima com o prefeito e é grata a ele por tê-la acompanhado em eventos de sua campanha presidencial de 2022 na cidade. Mas também é improvável que se engaje de maneira firme.
Mesma frequência
O que inviabilizou a presença dos ministros foi a guinada bolsonarista de Nunes nos últimos meses. Há um ano, o presidente do MDB, Baleia Rossi, disse a um podcast que contava com a participação do trio do partido na Esplanada. Agora, afirma que mais importante é a “sintonia” do governo federal com a gestão Nunes em ações na cidade.
Angry Birds
O PSDB nacional expulsou Fernando Alfredo, ex-presidente do partido na capital, que apoia a reeleição de Nunes. A decisão, por “ofensas graves contra dirigentes partidários”, veio dois dias após Alfredo ter pedido a impugnação do candidato da legenda, José Luiz Datena, a prefeito. Alfredo diz que a decisão foi “uma oferenda” exigida pelo apresentador.
Aviso prévio
Principal cacique do União Brasil em SP, o presidente da Câmara Municipal da capital, Milton Leite, diz que não existe acordo pelo qual três vereadores do partido em Campinas poderiam apoiar a reeleição do prefeito Dário Saadi (Republicanos). A legenda está formalmente coligada com Rafa Zimbaldi (Cidadania) na cidade. “Qualquer vereador que apoie outro candidato será expulso”, diz.
Estado paralelo
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pediu à PF que dê proteção ao deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB), candidato à Prefeitura de João Pessoa. A solicitação ocorre após Carneiro ter cancelado um evento cultural num bairro da cidade no último dia 15, por pressão de uma facção criminosa local. A reunião ocorreria num circo, cujo proprietário relatou ter sofrido ameaça de morte.
Fogueira 1
Um dia depois de ter o julgamento que pode cassar seu mandato adiado no TSE, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), participou na quarta-feira (21) do lançamento do Pacto pela Transformação Ecológica no Palácio do Planalto. Ele é acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.
Fogueira 2
A gestão Denarium também tem telhado de vidro na questão ambiental, tema da reunião: o estado puxou a escalada nos incêndios registrados de janeiro a abril no país.
Simples assim
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, rebateu declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de que, durante seu governo, o banco teve aumento no lucro e resultado recorde histórico de R$ 12,5 bilhões. “No passado, o lucro líquido do BNDES, celebrado por alguns que não têm nada mais a apresentar, estava relacionado à venda de patrimônio do banco”, disse o atual comandante do órgão.