Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Made in Canada

| 18/06/2021, 10:24 h | Atualizado em 18/06/2021, 10:26

A Polícia Federal aposta em um pedido de cooperação jurídica internacional enviado ao Canadá para avançar na parte da investigação dos atos antidemocráticos que envolve o influenciador bolsonarista Allan dos Santos, que atualmente mora nos Estados Unidos.

Embora a Procuradoria-Geral da República tenha reiterado ontem o pedido para arquivar o inquérito sobre pessoas com foro, o caso de Santos vai continuar na primeira instância.

Segue o dinheiro
A solicitação de auxílio quer informações da BroadbandTV Corporation sobre valores de monetização recebidos no exterior por páginas ligadas a Santos e seu site, o Terça Livre. A empresa canadense não é investigada, mas como foi intermediária das transações, tem acesso aos dados.

Contando
A cooperação foi solicitada em julho de 2020 e o pedido reforçado no início de 2021, mas até o momento não houve resposta. Os investigadores querem entender se os valores pagos no exterior, posteriormente, retornaram ao Brasil para as contas do bolsonarista ou se financiaram alguma ação relacionada aos atos antidemocráticos.

Bye bye
Allan dos Santos aparece na investigação dos atos antidemocráticos como uma pessoa com acesso direto a integrantes da equipe de comunicação do Palácio do Planalto. Após entrar na mira da Polícia Federal, o jornalista deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos.

Avisado
A deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) encaminhou para a CPI da Covid documentos recebidos do Itamaraty que mostram que, desde agosto do ano passado, as autoridades brasileiras foram informadas de que os estudos para o uso da cloroquina tinham sido paralisados por ausência de evidências sobre a eficácia.

Velho
Um telegrama de 24 de agosto de 2020 mostra que a Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) informou que em uma conferência de imprensa da Organização Mundial da Saúde (OMS) a cientista-chefe da organização falou sobre a falta de comprovação da eficácia do medicamento.

Demora
A parlamentar também repassou à comissão um telegrama que sugere atraso do governo brasileiro para criar condições legais para participar do consórcio internacional para compra de vacinas, o Covax Facility.

Em casa
Aliados do ex-presidente Lula (PT) dizem que ele não deve participar das manifestações de sábado contra o governo Jair Bolsonaro.

Melhor não
Segundo pessoas ouvidas pelo Painel, entre as preocupações dele estão as aglomerações que poderia gerar durante a pandemia de Covid-19 e a incerteza a respeito das condições de sua segurança individual.

Doutor
Lula consultou médicos, entre eles o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), que lhe disseram que sua presença geraria agrupamentos e infrações ao distanciamento social, que devem ser desencorajados durante a pandemia de Covid.

Esquenta
Os presidentes das centrais sindicais participarão de ato hoje que funcionará como aquecimento para as manifestações do dia seguinte.

Uni-vos
Os líderes de CSB, CUT, Força Sindical, CTB, entre outras, estarão a partir das 7h na avenida das Nações Unidas, na zona sul de São Paulo, para atividades de mobilização e convocação para o ato do dia seguinte. Eles pretendem promover assembleias em locais de trabalho, atividades de panfletagem e paralisações nesta sexta.

Gol...
Processado por Lula após tê-lo ameaçado em vídeo empunhando arma de fogo, o empresário José Sabatini disse à Justiça que estava apenas exercendo a liberdade de expressão e comparou o petista a um árbitro de futebol: ele está sujeito a ser xingado por sua exposição pública.

...contra
No vídeo, Sabatini, de Artur Nogueira (SP), xinga Lula de “filho da p...” e “vagabundo” e diz que vai derramar seu próprio sangue, mas não admitirá que o petista transforme o Brasil em Venezuela. E então dá tiros com seu revólver. A Polícia Civil de São Paulo apreendeu duas armas de Sabatini e decidiu não devolvê-las devido ao seu histórico de episódios de violência.

Tiroteio
“Mostra a completa falta de noção e de conhecimento sobre a crise de demanda que estamos vivendo no País“
De Simplício Araújo, secretário de Indústria do Maranhão, sobre pedido de Bolsonaro para que supermercados segurem preço de itens básicos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: