Linha direta
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (21)
A Procuradoria-Geral da República resiste a aceitar proposta da Defensoria Pública da União para um acordo de não persecução penal com 181 presos pelos atos de 8 de Janeiro. Segundo este modelo, as partes negociam cláusulas a serem cumpridas pelo acusado e no final, há a extinção da punibilidade. O entrave é a intenção da DPU de atrelar o acordo à justiça restaurativa, abordagem segundo a qual a busca por solução de conflitos teria participação ativa da vítima e do envolvido no crime.
Pá-pum
Coordenador do grupo de combate aos atos antidemocráticos na PGR, o subprocurador Carlos Frederico Santos diz que a justiça reparativa é um processo demorado, enquanto o acordo de não persecução penal “é mais rápido e pragmático.” A DPU representa 427 presos pelo 8 de Janeiro.
Surpresa
O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, fará hoje uma visita não planejada à 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava a Jato, para encerrar o processo de correição no local. Ele também pretende estabelecer um plano de trabalho para regularizar os processos na vara que estão atrasados, entre eles ações envolvendo o PCC e algumas da própria operação que aguardam sentença.
Sasa
Na última sexta-feira, a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou relatório parcial que identificou ações e omissões indicando falta de zelo na destinação de valores oriundos dos acordos da Lava Jato. O documento aponta possíveis irregularidades relacionadas aos fluxos de trabalho das investigações e ações da operação.
Artimanha
Representantes de servidores federais avaliam que a recente retomada da reforma administrativa por parte de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, foi uma maneira encontrada por ele para desgastar a relação entre trabalhadores e governo federal. tornando assim a gestão Lula mais vulnerável em negociações políticas no Congresso. O Executivo resiste a uma reforma ampla por meio de emenda, preferindo mudanças pontuais.
Não-alinhado
No mesmo dia em que Lula se reuniu com Joe Biden nos EUA, o PT recebeu um dos mais altos dirigentes chineses. Membro do comitê permanente do Partido Comunista, Li Xi participou em Brasília da assinatura de acordo de cooperação entre as duas legendas, com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Irmãos
“O Partido Comunista Chinês está entre os principais amigos do PT pelo mundo”, diz o secretário de Relações Internacionais petista, Romênio Pereira. O protocolo prevê trocas de experiências sobre questões internacionais, além de intercâmbio de dirigentes e eventos conjuntos.
Kuarup
O cacique tupi-guarani Cristiano Awa Kiririndju de Lima Silva será o responsável pela recém-criada Coordenadoria de Políticas para Povos Indígenas do Estado de SP. A estrutura ficará atrelada à Secretaria de Justiça. No cargo, ele terá a função de representar os indígenas do estado em demandas junto aos governos estadual e federal. “Era uma demanda antiga, finalmente concretizada”, diz o cacique.
Bonde
O Solidariedade fechou com Ricardo Nunes (MDB) e vai apoiar sua reeleição. Com isso, o prefeito projeta apoio de 10 partidos: União Brasil, PL, Republicanos, PSD, PSDB, Cidadania, Podemos, PP, além de MDB e Solidariedade.