Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Lento e gradual

Coluna foi publicada nesta terça-feira (09)

Painel da Folha de São Paulo | 09/07/2024, 10:41 h | Atualizado em 09/07/2024, 10:41

Imagem ilustrativa da imagem Lento e gradual
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, foi indiciado pela PF no caso das joias recebidas de governos estrangeiros |  Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A divulgação do relatório da PF que indiciou Jair Bolsonaro no caso das joias recebidas de governos estrangeiros reforçou entre aliados dele a orientação de não bater de frente com o Supremo Tribunal Federal (STF) neste momento.

Um ato que está sendo convocado para o próximo domingo (14) na Avenida Paulista contra a “perseguição” do Judiciário deverá ter presença restrita a ativistas mais radicais e quase nenhum parlamentar. A estratégia entre bolsonaristas mais graúdos é focar na eleição municipal e na pressão por anistia.

Não-roteirizado

Antes mesmo que o relatório da PF viesse à tona, uma fala exaltada de dois ativistas contra ministros do STF na Cpac, no último domingo (07), já havia incomodado organizadores do evento conservador, em Balneário Camboriú (SC). Aos berros, os bolsonaristas Adrilles Jorge e Marco Antônio Costa convocaram presença no ato na Paulista e fizeram duros ataques a ministros da corte. A participação deles não estava prevista na programação.

Vení, vení

Aliado de Pablo Marçal (PRTB), o empresário Filipe Sabará se encontrou com o presidente Javier Milei na Cpac e falou brevemente sobre o programa de governo do pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. O argentino convidou o ex-coach a ir a seu país para conhecer as reformas econômicas que estão sendo feitas lá e conversar com membros de seu governo.

Código penal

O rol de possíveis crimes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias recebidas de governos estrangeiros poderá ser ampliado, na visão do criminalista Sérgio Rosenthal.

“Apropriar-se de joias recebidas em razão do cargo configura peculato. Caso se conclua que Bolsonaro poderia ficar com elas, seu ingresso clandestino no país pode caracterizar descaminho”, diz.

Volta pro ninho

O PSDB fez um apelo para que Nelson Marchezan Jr., prefeito de Porto Alegre entre 2017 e 2020, concorra à prefeitura da capital gaúcha nas eleições deste ano. No último domingo (07), ele conversou sobre o tema com o governador Eduardo Leite (PSDB).

Também já falou com dirigentes estaduais e nacionais tucanos, mas não deu resposta. Marchezan tentou se reeleger em 2020, mas ficou em terceiro lugar.

Olho vivo

A plataforma JusAmazônia, elaborada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade para monitorar ações civis públicas sobre desmatamento na Amazônia, registrou 8.650 processos cadastrados, dos quais 5.962 monitorados desde os anos 2021 e 2022 e 2.688 desde 2023.

O objetivo é oferecer dados para aumentar a efetividade do Judiciário na resolução dos litígios e tentar coibir o desmatamento na região.

Conta...

Estado com maior proporção de mortes violentas no País, a Bahia defende uma metodologia nacional unificada que leve em conta os homicídios ocultos. São mortes classificadas por estados como “a esclarecer”, mas que podem ser somadas ao número de homicídios registrados com “machine learning”, como faz, por exemplo, o Atlas da Violência.

...de mais

A ferramenta encontra padrões em cada tipo de evento para determinar a provável causa. “A gente sempre levava esse questionamento ao Ministério da Justiça, buscando uma padronização”, diz o secretário de Segurança baiano, Marcelo Werner. Esse método fez em 2022 a taxa de homicídios em SP subir de 6,8 para 12 por 100 mil habitantes.

Festa...

Dono de sites de apostas, o empresário Ernildo Jr. lançou no último domingo (07) a pré-candidatura de Michel Alexandre (União Brasil) para a prefeitura de Serra Branca, cidade de 13 mil habitantes no sertão da Paraíba.

No mesmo dia, o time de futebol local, que é patrocinado pelas bets de Ernildo e era presidido por Alexandre até junho, promoveu show de Wesley Safadão.

...no interior

Embora separados por algumas horas, os eventos são apontados por adversários como drible à regra que proíbe showmícios. O time diz que não houve na festa citação ao nome do antigo gestor. Já o pré-candidato afirmou que os eventos foram realizados de forma autônoma, em locais e horários distintos.

Equilíbrio

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, assina ensaio no livro “The Center Must Hold” (o centro tem que ser firme), que reúne textos de líderes que defendem posições moderadas em tempos de polarização. Ela fala sobre sua experiência como candidata presidencial em 2022. A obra, organizada pelo israelense Yair Zivan, traz também textos do ex-premiê britânico Tony Blair e do ex-prefeito de NY Michael Bloomberg, entre outros.

Leitos

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assina nesta terça-feira (09) ordem de serviço para reformar 11 escolas estaduais em Belém que servirão de dormitório durante a COP30, em 2025. Criar vagas para hospedagem é um dos maiores desafios para o evento.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: