Influenciador
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho (sem partido), diz que o alinhamento de Wilson Lima (PSC) com Jair Bolsonaro na pandemia transformou Manaus em um laboratório gerador da nova cepa de Covid-19, que matou milhares de pessoas.
Rompido com Lima há um ano, ele afirma ao Painel que o ex-aliado levou ao estado a política de imunidade de rebanho, tese defendida pelo presidente da República, segundo a qual a contaminação generalizada evitaria medidas ruins para a economia.
Gado
“Quando houve envolvimento do governador na operação (da Polícia Federal), a estratégia foi mostrar alinhamento (com Bolsonaro). Uma coisa era clara, a política era de afirmar que se tinha uma imunidade de rebanho. O que acabou acontecendo foi um laboratório, a P1 encontrou ambiente adequado”, diz.
Culpa
Almeida Filho afirma que a crise de oxigênio do início do ano foi de responsabilidade de Lima, que só acionou o governo federal quando o cenário já era de terra arrasada.
O vice afirma que a empresa White Martins avisou com antecedência sobre o “estouro” no abastecimento do insumo para tratar pacientes.
Ouvido
Esse é um dos temas investigados pela CPI da Covid, instalada no Senado. Ele diz que está à disposição da comissão e que se chamado prestará esclarecimento.
Rastros
Almeida Filho foi investigado no caso da compra de respiradores no estado. A PF não indiciou o vice sob a alegação de falta de provas, mas a Procuradoria-Geral da República o denunciou por organização criminosa.
Segue o jogo
Acusado pelo ex-ministro Nelson Teich na CPI da Covid de ter tido postura inadequada ao liberar médicos para receitarem cloroquina, o Conselho Federal de Medicina diz ao Painel que ainda não vê evidências para mudar parecer sobre o tema. O texto atual diz que o médico tem autonomia para prescrever medicamentos do chamado “tratamento precoce”.
Piada
Fausto Pinato (PP-SP) diz que a fala de Bolsonaro sobre a China promover uma guerra biológica com uso da Covid é prova de que ele não leva a pandemia a sério.
Psicotécnico
Presidente da Frente Brasil-China, o deputado federal afirma que a frase pode dificultar a importação de insumos. Ele questiona a sanidade mental do presidente da República.
Shhh
Líderes de 15 partidos na Câmara apresentaram ontem projeto para alterar o regimento da Casa que foi apelidado de “lei da mordaça” por deputados dos partidos que compõem a minoria.
Trava
O texto propõe alterações que limitariam, segundo a oposição, os meios de apresentação de destaques, requerimentos e obstruções – recursos habituais da minoria.
Destrava
Bohn Gass (RS), líder do PT, diz que o projeto é autoritário e reflete “a pior parte do Bolsonaro”. Os defensores do projeto argumentam que a ideia é extinguir requerimentos obstrutivos sem qualificação e aumentar o debate temático na Casa.
Escolhido
Milton Ribeiro (Educação) nomeou um novo titular para a coordenadoria que cuida do Fundeb, área onde tem ocorrido erros em transferências milionárias, como a Folha tem mostrado.
Medalha
Antônio Correa Neto, o servidor nomeado, já atuava como coordenador substituto dessa mesma área desde novembro passado. A nomeação é vista dentro do governo como prêmio a uma gestão marcada por equívocos.
Xadrez
O ex-governador Geraldo Alckmin diz que não tomou decisão no sentido de sair do PSDB. Como João Doria (PSDB) costura para que seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), migre para o tucanato para sucedê-lo, Alckmin tem sido especulado no PSD e no DEM.
Calma
O Painel mostrou que Ronaldo Caiado (GO) diz querer convidá-lo para disputar o pleito no DEM. Alckmin afirma que a definição está longe.
Explique-se
A bancada do PSOL na Câmara vai protocolar requerimento na Comissão de Constituição e Justiça para que Anderson Torres, ministro da Justiça, seja convocado para explicar suposto uso da Polícia Federal para perseguição de opositores de Bolsonaro.
Tiroteio
“É lamentável que a CCJ, em período de luto coletivo, acelere proposta para enfraquecer o Ministério Público”
De Fábio Cruz da Nóbrega, da Associação Nacional de Procuradores, sobre os deputados aprovarem na CCJ a mudança no conselho do órgão
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo