Inferno astral
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
Um dia após o racha no DEM vir à tona, ontem também não foi dia de boas notícias para Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o seu candidato, Baleia Rossi (MDB-SP). Um dos principais aliados, Fernando Coelho Filho (DEM-PE) anunciou ao presidente da Câmara que vai votar em Arthur Lira (PP-AL).
A possibilidade já havia levado Maia a fazer um telefonema exaltado para o coordenador político do governo, o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), reclamando de interferência.
Quem
O mais novo dissidente do DEM é filho do líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). “Não teve mudança, nunca tinha me manifestado a favor do Baleia”, disse Coelho Filho ao Painel. Ele afirmou que Maia não tentou demovê-lo da decisão.
Debandada
Aliados de Lira comemoraram e dizem ver até mesmo a chance de Baleia desistir da candidatura antes das 22h de segunda, hora da eleição que vai escolher o novo comando da Câmara.
Tô fora
Hoje há o risco concreto para Maia de o DEM migrar para a candidatura de Lira. Aliados do deputado do PP dizem ter três convicções: DEM e Solidariedade mudarão de lado e assinarão apoio ao bloco de Lira, e PSB, hoje com Baleia, não assinará apoio com nenhum deles.
Cisões
A despeito de suas lideranças terem anunciado apoio a Baleia, parte significativa das bancadas de DEM e Solidariedade pende para Lira. No PSB também há divisão, e deputados do partido questionaram o anúncio de apoio a Baleia Rossi ao dizer que não há maioria definida para qualquer um dos lados.
Sem essa
Aliados do candidato de Maia, no entanto, dizem que não existe chance nenhuma de implosão e afirmam ainda acreditar que o DEM estará no bloco.
Ameaça
Após a Petrobras aumentar o preço médio do diesel nas refinarias em 4,4%, Marcelo da Paz, líder dos caminhoneiro de Santos, enviou uma mensagem de áudio em um dos grupos de WhatsApp que está o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) expressando o descontentamento da categoria.
Nuvens
O reajuste nos combustíveis reacendeu a ameaça de greve dos caminhoneiros, movimento previsto por alguns grupos para 1º de fevereiro. A paralisação é, até agora, minimizada pelo governo.
Pressa
O Comitê Olímpico do Brasil, ao lado de entidades de outros países, vai cobrar uma definição do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre o protocolo que vai ser usado nos Jogos de Tóquio, adiados para julho deste ano devido à pandemia. Uma reunião está marcada para hoje.
Fé
Apesar de notícias da última semana, de possível cancelamento, o COB tem assegurado aos atletas a realização do evento, dizendo apenas não saber em qual formato. Uma das principais dúvidas do comitê brasileiro é para saber quantas pessoas poderá levar ao evento.
Sirene
Em reunião com pares, ontem, o secretário estadual de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, fez um alerta enfático aos colegas para se prepararem para a nova mutação do coronavírus.
Mudança
Ele relatou que há “algo muito diferente” na nova versão do vírus, que agrava de forma ainda mais silenciosa, afetando crianças e mulheres grávidas de forma mais potente do que antes.
Provas
O secretário também forneceu números que praticamente não deixam dúvidas de que os 350 pacientes transferidos para outros estados após colapso na região estavam infectados com a nova cepa. A incidência dela encontrada em janeiro no Amazonas foi de mais de 90%.
Boa
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), vai aderir à estratégia de João Doria (PSDB) e pedirá ao Ministério da Saúde que todos os estados sejam autorizados a usar as doses de imunizantes contra a Covid-19 que possuem para aplicar na população.
Sem confete
Dias também tenta liderar esforço para que os governadores adotem medidas mais rigorosas de isolamento da semana que vem até o Carnaval, tentando evitar a repetição do que ocorreu nas festas de fim de ano.
Tiroteio
“Os critérios de vacinação estão uma zorra. E quando o poder público não organiza, quem sai ganhando é a elite”
De Tatiana Roque, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, sobre atuação do governo no planejamento de vacinação.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo