Incompleto
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
Jair Bolsonaro tem dito em conversas internas acreditar que só 50% das pessoas vão tomar vacinas contra a Covid-19. Ele mesmo já disse não querer o imunizante. A previsão preocupa autoridades que estiveram com o Presidente. Elas temem que o governo gaste bilhões e não alcance a imunidade coletiva, crucial para reativar a economia.
Para a microbiologista Natália Pasternak, este cenário não permite que o vírus pare de circular, embora ajude a reduzir hospitalizações e mortes.
Nações Unidas
Por pressão de parlamentares petistas e do Paraná, Geninho Zuliani (DEM-SP) incorporou no relatório da MP que destina R$ 2,5 bilhões para a vacina do Covax Facility a autorização para que mais agências internacionais possam servir como prévias da validação pela Anvisa. Foram incorporadas as de Rússia, Coreia do Sul, Canadá e Argentina.
Balalaika
O governador Wellington Dias (PT-PI) está defendendo que o governo inclua no plano nacional de vacinação a russa Sputnik V, a ser fabricada pelo laboratório União Química. A promessa é de uma produção de 6 milhões de doses por mês, podendo chegar a 20 milhões.
Bula
O dono da União Química, Fernando de Castro Marques, tem projetos políticos. Em 2018, disputou o Senado do Distrito Federal pelo Solidariedade. Ficou apenas em nono lugar.
Bula II
Marques chamou a atenção na época por ser o candidato mais rico nas eleições de todo o País, com patrimônio declarado de R$ 668 milhões.
Estilo
Apesar da rixa entre os governos Doria e Bolsonaro, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, esteve em Brasília na quarta para o lançamento do plano federal de vacinação. Tirou foto (de máscara) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (sem máscara).
Gripezinha
O deputado Osmar Terra (MDB-RS), médico e ex-ministro (Cidadania), está na liderança entre os parlamentares que mais disseminaram desinformações sobre o coronavírus no Twitter, de março até o último dia 15, segundo o portal de checagem Aos Fatos.
Gripezinha II
Outros expoentes são os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF). Todos defendem a cloroquina e questionam a eficácia do distanciamento social.
Sem sinal
A pedido do advogado do Carrefour, uma audiência de conciliação com o movimento negro que estava sendo transmitida pela ONG Educafro nas redes sociais foi tirada do ar pela juíza Dulce Opptiz. A reunião foi em decorrência do assassinato de Beto Freitas por seguranças da rede, em Porto Alegre (RS).
Sem sinal II
Presidente da ONG, Frei David disse que o caso é de interesse público e que, como não havia segredo de Justiça, achou por bem transmitir. O Carrefour afirmou que a lei determina confidencialidade em audiências de mediação e que a transmissão não teve autorização.
Rec
Apesar disso, a rede e movimentos negros avançaram em novos termos de conduta para evitar a repetição do ocorrido. Um deles determina que todos os funcionários do Carrefour se comprometam, por escrito, a não agredir quem esteja filmando cenas de abuso.
Gratidão
Após a Câmara aprovar o texto que congela cobranças do Profut durante a pandemia e pelos seis meses seguintes, uma fila de cartolas se formou para bajular o presidente da CBF, Rogério Caboclo. Os deputados rejeitaram mudanças feitas pelo Senado, como a que condicionava a suspensão das parcelas à manutenção de emprego, e mandaram o texto para sanção presidencial.
Gratidão II
O relator da matéria foi o deputado Marcelo Aro (PP-MG), que é diretor de Relações Institucionais da CBF. “Este trabalho foi capitaneado pela CBF no Congresso”, diz o presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara.
Tapetão
A Justiça derrubou decisão que anulava a vitória de um aliado do governador João Doria para presidir o consórcio de cidades do Vale do Ribeira, base da família Bolsonaro. A ação havia sido pedida pelo prefeito eleito de Pariquera-Açu, Wagner Costa (PL), aliado de Renato Bolsonaro, irmão do Presidente.
Tiroteio
“Isso é sintomático da desconfiança com o governo federal. Todo mundo que tem juízo está atrás do seu plano B”.
Do governador Flávio Dino (PCdoB-MA), sobre a corrida dos governadores por alternativas de vacinação contra o coronavírus.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo