Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Histórico

| 27/07/2021, 09:57 h | Atualizado em 27/07/2021, 10:00

Principal bandeira do bolsonarismo e motivo de crise entre poderes, a necessidade de impressão de votos foi rechaçada por técnicos do TSE em 2014, na apuração feita pela campanha de Aécio Neves (PSDB-MG).

O tucano levantou a tese da fraude e sugeriu melhorias, entre elas o voto impresso conferível pelo eleitor. Os técnicos do tribunal rebateram a ideia. O episódio será um dos argumentos de ministros da Corte contra a proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Top
Em resposta às sugestões, os técnicos do TSE afirmaram que o processo atual permite auditoria e “apresenta controles de integridade do processo de compilação adequados ao nível EAL 4 da norma ISO/IEC 15408, que é considerado como o nível mais alto”.

Tic-tac
Bolsonaro prometeu apresentar em sua live semanal na quinta (29) provas de fraudes nas eleições propiciadas, diz ele, pela ausência de um sistema auditável. O TSE também cobrou explicações e deu prazo até 2 de agosto para o Presidente se manifestar.

Culatra
A votação na comissão especial que debate a implantação da impressão do voto está prevista para a quinta (5). A atuação do ministro Braga Netto (Defesa) foi considerada um tiro no pé por líderes partidários. Eles acham que as falas golpistas deram mais força para derrotar a ideia.

Devagar
A sinalização mostrada pelo Painel nessa segunda (26) de Luiz Fux, presidente do STF, de que pretende incluir em seu discurso no retorno do recesso uma resposta mais enérgica aos ataques de atores políticos, entre eles Bolsonaro, aos outros Poderes foi vista como tardia e atrasada por integrantes do meio jurídico.

Mole
Fux tem sido criticado por não ter respondido de forma dura às falas do Presidente sobre o TSE e contra o ministro Luís Barroso e, também, pelo encontro em 12 de julho em meio à escalada de ataques.

Sugestão
O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal elegeu uma lista sêxtupla que será entregue a Bolsonaro com sugestões de nomes para comandar a AGU no lugar de André Mendonça, que foi indicado para uma vaga no STF.

Dois
O Presidente não precisa seguir a lista. O candidato apoiado por Mendonça, que foi seu número 2 na AGU e no Ministério da Justiça, Tercio Tokano, não ficou entre os mais votados. O preferido do Centrão, Sérgio Tapety, também não.

Alvo
A Polícia Federal vai inaugurar na próxima quinta (29), na Superintendência do Rio, uma base específica para investigações de combate a milícias. A estrutura vai ganhar o nome de Operação Redentor e deverá contar com três delegados e equipes.

Estreia
A PF não tem histórico de grandes operações contra a milícia e as principais ações no estado são conduzidas pelo Ministério Público estadual e Polícia Civil. A inauguração deve contar com a presença do ministro Anderson Torres (Justiça) e Paulo Maiurino, diretor da polícia.

Mudança
A criação do novo setor no Rio faz parte da reestruturação interna da nova gestão, que diz priorizar combate à corrupção, milícias e crimes ambientais.

Palestra
O Ministério da Defesa apresentará os resultados das operações Verde Brasil, Samaúma e Acolhida para adidos de 33 países hoje.

Luta
A ideia é apresentar as atividades do Conselho Nacional da Amazônia Legal e das Forças Armadas no combate a ilícitos ambientais.

Repúdio
A American Jewish Comittee, organização tida como expoente da comunidade judaica nos EUA, manifestou preocupação com o encontro de Jair Bolsonaro e Beatrix von Storch, vice-líder do partido populista AfD e neta de Lutz von Krosigk, ministro das Finanças na Alemanha nazista.

Centenária
Fundada em 1906, a AJC escreveu que a plataforma racista e xenofóbica do AfD não tem lugar no Brasil.

Volare
Mario Frias, secretário da Cultura, viajará a Roma para participar da Conferência dos Ministros da Cultura do G20. Ele ficará afastado de 27 de julho a 2 de agosto. Seu braço direito, André Porciúncula, deverá acompanhá-lo. Em maio, Frias participou da Bienal de Veneza, quando revelou não saber quem era Lina Bo Bardi, estrela do evento.

Tiroteio
“Imagina ser esse tipo de gente? Que defende uma agenda obscura através de confusão planejada?”
De Erika Hilton (Psol-SP), vereadora, sobre Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) defender trabalho infantil após medalha de Rayssa Leal, 13.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: