Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Futuro

| 27/08/2021, 10:43 10:43 h | Atualizado em 27/08/2021, 10:46

A permanência de Roberto Jefferson como presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) deverá ser analisada pelo Ministério Público Eleitoral. O ex-deputado foi preso na investigação sobre suposta organização criminosa digital voltada a atacar as instituições a fim de abalar a democracia, que está no STF.

Entre as medidas que podem ser tomadas mais para frente está a suspensão de Jefferson do comando do PTB, que atualmente integra a base do governo de Jair Bolsonaro.

Bélico
Depois de aderir ao bolsonarismo, Jefferson passou a gravar vídeos com armas e a fazer ataques contra ministros do Supremo Tribunal Federal.
Sua prisão, realizada em 13 de agosto, foi decretada por Alexandre de Moraes, mesmo sem parecer da Procuradoria-Geral da República.

Explique
O ministro Anderson Torres (Justiça) prestou depoimento à Polícia Federal ontem na investigação criminal enviada por Alexandre de Moraes para o inquérito das fake news e que mira a live em que Bolsonaro atacou a segurança das urnas sem apresentar provas.

…melhor
Torres participou da live em julho e apresentou relatórios produzidos por peritos da PF, como ele disse, para corroborar ideias do presidente.

Seis dias antes da transmissão, ele levou dois peritos a uma reunião no Planalto.

Troco
Ex-comandante da Rota e atual diretor-presidente da Ceagesp, Ricardo de Mello Araújo solicitou que o sindicato dos trabalhadores de centrais de alimentos de SP deixe a sua sede em 15 dias.
O Sindbast fala em retaliação por ter denunciado Araújo por supostas ameaças a trabalhadores.

O próprio
Nomeado por Bolsonaro, Araújo tem convocado militares para os protestos de 7 de setembro.
O Ceagesp nega perseguição e diz que está fazendo remanejamento dos espaços. Os sindicalistas dizem que não vão sair.

Trava
Seis partidos de oposição ingressaram no STF, ontem, com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) pedindo a suspensão do decreto do governo Jair Bolsonaro sobre a Lei Rouanet, assinado no final de julho.

Lista
Assinada por PSB, PT, Psol, Rede, PCdoB e PDT, a peça aponta diversas supostas inconstitucionalidades do decreto, como, por exemplo, a exclusão do combate a “todas as formas de discriminação e preconceito” da lista de finalidades da Rouanet.
O pedido também aponta a centralização de poderes no secretário de Cultura em detrimento de órgãos colegiados, como a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

Caminho
Em conversas reservadas, até mesmo membros da PM de São Paulo orientaram aliados de João Doria (PSDB-SP) a respeito de ações que deveriam ser tomadas em relação ao coronel bolsonarista Aleksander Lacerda.
A expulsão é considerada uma boa solução. A expectativa nos Bandeirantes é de punição exemplar.

Infração
Além de convocar para os atos do dia 7 de setembro, Lacerda fez ataques ao STF e ao Congresso pelas redes sociais. Ele foi afastado.

Susto
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) (foto), afirma ao Painel ter sido pego de surpresa com a decisão do secretário de Cultura, Alê Youssef, de pedir demissão, e diz que considera que o trabalho que ele realizou foi excelente.

Fiz de tudo
Youssef pediu demissão e falou de incompatibilidade ideológica e de dificuldades com as verbas destinadas à Cultura. “Tudo que ele pediu e propôs eu apoiei”, diz Nunes.
O emedebista também afirma que o valor para a Cultura será maior que o de 2021, mas que as cifras ainda não foram definidas.

Tiroteio
“A CLT vem sendo destroçada, mas ela é rígida para proteger os trabalhadores dos que jamais superaram o fim da escravidão”
De Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, sobre Bolsonaro ter criticado o que vê como excesso de rigidez da CLT.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: