Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Fumaça

| 30/09/2020, 08:15 h | Atualizado em 30/09/2020, 08:21
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

O ministro André Mendonça (Justiça) enviou a deputados por e-mail nas últimas semanas moção de repúdio a projeto de Luciano Ducci (PSB-PR) sobre cultivo e venda de maconha para fins medicinais. A moção diz que o aumento de uso medicinal de cannabis gerou flexibilização de controle do uso recreativo em outros países e resultados “pífios” do uso terapêutico.

Ducci classifica os argumentos como “ideológicos” e vê interferência indevida em debate do Legislativo.

Bate cabeça
A visão de Mendonça contrasta com a de Eduardo Pazuello (Saúde), que disse haver processo para que o SUS ofereça medicamentos à base de canabidiol. Procurado pelo Painel, o Ministério da Justiça não respondeu.

Fila
Celso Russomanno (Republicanos) definiu seu slogan de campanha, que fará uma referência indireta às derrotas em eleições anteriores. Será “Agora é a Nossa Vez”. A ideia é mostrar um candidato diferente, mais maduro.

Rapidão
Ligado a Russomanno, Marco Antonio Ribeiro foi exonerado pela Prefeitura de SP do cargo de coordenador-geral do Procon. A demissão ocorreu ontem, dois dias após o início da campanha. A prefeitura diz que mudanças de cargos de confiança são prerrogativas dos gestores.

Replay
Guilherme Boulos (PSOL) receberá hoje manifesto de apoio de cerca de 200 arquitetos e urbanistas. Entre os signatários, duas ex-integrantes do governo Lula: Ermínia Maricato e Raquel Rolnik.

Cabo de guerra
A disputa entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Arthur Lira (PP-AL) pela presidência da Comissão de Orçamento (CMO) será uma prévia da eleição para o comando da Câmara, avaliam deputados dos dois lados da rixa.

1º ato
O PP de Lira decidiu retirar o apoio a Elmar Nascimento (DEM-BA) e colocar o nome da deputada Flávia Arruda (PL-DF). O partido diz ter a prerrogativa de escolher o presidente da CMO segundo o regimento interno, e que o DEM quer quebrar a regra.

2º ato
Do lado de Maia, a leitura é que Lira quer atrair a simpatia da bancada feminina à sua candidatura e consolidar o casamento com o PL.
Se vencer a disputa na comissão, ele abriria vantagem em relação aos demais competidores pela presidência da Câmara, pois teria como trunfo o caminho de acesso às emendas do Orçamento de 2021.

Separação
A Defensoria Pública da União tem enviado recursos ao STF propondo a imprescritibilidade dos crimes cometidos pelo governo federal contra os filhos de hansenianos entre as décadas de 1920 e 1975.
Pessoas com a doença eram enviadas pelo Estado a hospitais-colônias, onde não tinham contato com suas famílias. Um dos processos está pautado para sexta-feira (2).

Não acaba
Como os casos aconteceram há décadas, a Justiça tem decidido em 1ª instância que os processos já prescreveram. Esse tem sido o entendimento da Advocacia-Geral da União. A DPU diz que são casos cujas repercussões são sentidas pelas vítimas até hoje. Os filhos de hansenianos eram mandados para casas de parentes ou para orfanatos, e muitos não voltaram a se encontrar seus pais.

Pressão
Em reunião hoje com o Cade, entidades ligadas a saúde e direitos humanos vão reforçar o pedido para abertura de investigação sobre abuso do monopólio do sofosbuvir, usado contra hepatite C. O argumento é que o fabricante, Gilead, usa a patente de forma predatória e pratica preços exorbitantes que minam a capacidade pública de garantir o direito a saúde.

Efeito Covid
A ação, iniciada em 2019, pede a quebra da patente. As entidades dizem que a pandemia tornou o cenário mais drástico, afetando o orçamento do SUS para compra da droga, que pode custar mais de R$ 900 a cápsula.
O laboratório nega minar a concorrência.

Fatos alternativos
Com o Pantanal enfrentando os piores incêndios da história, o governo do Mato Grosso está estimulando a visitação do local. “Com 80% do bioma preservado, turistas buscam belezas da região”, diz título de texto no site do governo. Segundo o Ibama, 39% do Pantanal mato-grossense já foi queimado desde o início do ano. São mais de 2 milhões de hectares perdidos para o fogo.

Tiroteio
“O espírito do ex-ministro Guido Mantega baixou no governo Bolsonaro. A contabilidade criativa está de volta”. Do deputado federal Arnaldo Jardim (SP), líder do Cidadania na Câmara, sobre a proposta de criação do programa Renda Cidadã

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel