Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Freio de mão

Coluna foi publicada no domingo (14)

Painel da Folha de São Paulo | 15/04/2024, 12:39 12:39 h | Atualizado em 15/04/2024, 12:39

Imagem ilustrativa da imagem Freio de mão
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes determinou a seus secretários o fim dos contratos sem licitação |  Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Pressionado por denúncias em contratos sem licitação, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), determinou a seus secretários o fim do uso deste expediente. A partir de agora, as contratações do tipo só serão feitas quando houver pedidos do Ministério Público ou da Justiça.

As obras sem licitação, em geral classificadas como “emergenciais”, se tornaram um dos principais flancos da gestão e vêm sendo exploradas por seus principais adversários, Guilherme Boulos (Psol) e Tabata Amaral (PSB).

Explosão

A gestão Nunes vinha dizendo que as contratações sem licitação eram feitas mediante atestados técnicos de engenheiros da prefeitura e da Defesa Civil. O Tribunal de Contas do Município concluiu, contudo, que a prefeitura tem “fabricado” emergências para gastar o dinheiro com contratações diretas. O valor desta rubrica aumentou de R$ 20 milhões em 2017 para R$ 2,1 bilhões em 2022.

Bolão

A vereadora Rute Costa (PL), líder da frente parlamentar cristã na Câmara de São Paulo, entrou na lista de cotados para vice de Nunes. Ela é filha do pastor José Wellington Bezerra, que está à frente do Ministério Belém, o maior braço da Assembleia de Deus. Costa deixou o PSDB em março para se filiar à legenda de Jair Bolsonaro.

No páreo

Outros nomes cotados são da vereadora Sonaira Fernandes (PL), da delegada Raquel Gallinati (PL) e do secretário Aldo Rebelo (MDB).

Capitania

A Justiça do Trabalho suspendeu a posse de Tirso Meirelles como presidente da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), marcada para este domingo (14) no Theatro Municipal. A liminar foi pedida por opositores, que contestam o fato de sua candidatura não ter sido aceita na disputa por questões formais. Tirso é filho de Fábio Meirelles, 95, que deixou o cargo de presidente da entidade em 2023, após 48 anos à frente da instituição.

Cana

O Tribunal de Justiça do Paraná negou pedido de habeas corpus do ex-policial penal bolsonarista Jorge Guaranho, que matou o petista Marcelo Arruda durante uma festa de aniversário em 2022 em Foz do Iguaçu (PR). O júri de Guaranho estava previsto para 04 de abril e foi remarcado para maio.

O show…

O Ministério da Cultura vai procurar os governos de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal para tentar convencê-los a aceitar recursos para construção de equipamentos culturais. As três unidades têm governadores alinhados à direita e recusaram a verba federal para os chamados CEUs da Cultura, centros culturais em áreas periféricas.

…não pode parar

Segundo a pasta, muitos municípios desses estados demonstraram interesse em participar do processo seletivo para receber os recursos, mas não conseguem porque o aval dos governos é necessário. “O programa é um grande avanço para a política de acesso a bens e serviços culturais do MinC”, diz a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais, Cecília Gomes de Sá.

Em campo

A recém-criada CPI das Apostas no Senado quer que o presidente do Botafogo, John Textor, seja o primeiro depoente, em duas semanas. O presidente, Jorge Kajuru (PSB-GO), diz que um contato já foi feito e que o convite, aceito. A ideia seria ele revelar no depoimento as supostas provas que tem de manipulação de resultados no Brasileiro.

Possante

A inauguração da nova sede do sindicato dos cegonheiros (transportadores de carros) de São Bernardo, na terça (16), reunirá uma plateia eclética. A categoria tem grande força política local. Estarão presentes o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ex-prefeito, além do atual ocupante do cargo, Orlando Morando (PSDB), e de candidatos em outubro.

Fora dos trilhos

O grupo de trabalho criado pelo governo federal para discutir a Ferrogrão, que levará soja de Mato Grosso para o Pará, foi prorrogado por 180 dias. Nos bastidores, as discussões sobre o traçado, que atravessa áreas ambientais, estão emperradas.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: