Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Fio desencapado

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (03)

Painel da Folha de São Paulo | 03/04/2024, 11:05 11:05 h | Atualizado em 03/04/2024, 11:05

A crise da Enel gerou um embate entre o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). Nunes não gostou de saber que o ministro ligou na segunda (1º) para seu adversário Guilherme Boulos (Psol) para conversar sobre a atuação da empresa de energia, responsável por apagões. A esnobada de Silveira, revelada pelo Painel, foi proposital: o ministro se irritou quando o emedebista enfatizou que o contrato da Enel é com a União e fiscalizado por entes federais.

Choque

Na avaliação do prefeito, o ministro demorou a dar atenção ao tema e agora decidiu adotar medidas apenas por interesse político-eleitoral. “A cidade por meses vem sofrendo com o descaso dessa empresa e em nenhum momento o ministro se dignou em ter alguma atitude. Mas para passar a mão no telefone e fazer política, usando o sofrimento da população, ele foi bem rápido”, disse ao Painel.

Imprescindível

Articuladores de uma proposta de emenda para reformular o artigo 142 da Constituição, que trata das Forças Armadas, os deputados petistas Carlos Zarattini e Alencar Santana defendem que a mudança ainda é necessária, mesmo após o STF formar maioria para rejeitar a hipótese de poder moderador dos militares.

Toga vermelha

Para Santana, a emenda é importante para evitar reviravoltas. “Até porque no futuro, do ponto de vista jurídico, pode ter uma nova interpretação”, diz. Zarattini vai na mesma linha e afirma que a emenda daria solidez à decisão junto aos próprios bolsonaristas. “O bolsonarismo acha que o STF é um bando de comunista”.

Jogral

Prefeitos de capitais e grandes cidades gravaram um vídeo em que alertam para o crescimento da dengue e pedem medidas contra a epidemia. Fazem parte da iniciativa, concebida pela Frente Nacional de Prefeitos, 15 gestores, de partidos que vão do Republicanos ao Psol.

Voz da experiência

Ex-prefeito de São Bernardo (SP) e ex-presidente da Anvisa, William Dib (PSB) deve ser o vice do petista Luiz Fernando Teixeira na eleição na cidade do ABC. A indicação foi costurada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e tem a anuência do presidente Lula, que colocou a reconquista de seu berço político como prioridade. A indicação de Dib, ex-tucano, daria uma sinalização para o eleitorado de centro.

Ringue

Ex-secretário nacional de Justiça, o advogado Augusto de Arruda Botelho foi contratado pela multinacional Paper Excellence para atuar na disputa que trava há seis anos com o grupo J&F para assumir o controle acionário da Eldorado Celulose. O caso, avaliado em cerca de R$ 15 bilhões, é a maior disputa societária no País na atualidade.

Geografia

O Ministério da Cultura trabalha em um modelo novo para a Lei Rouanet, com o objetivo de desenvolver a economia criativa de um território, e não apenas a entrega de um produto, como peça ou filme. Um projeto-piloto será desenvolvido na região do Cariri, interior do Ceará. A ideia é que empresas financiem a formação de agentes culturais, mediante isenção fiscal, como ocorre no modelo atual.

Métrica

Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Henilton Menezes diz que as metas da nova modalidade serão diferentes das habituais. O foco será em quantas pessoas serão formadas e qual foi o volume de recursos aplicado no território.

Leitura…

O ex-policial penal bolsonarista Jorge Guaranho gritou frases como “Aqui é Bolsonaro!” e “Petistas vão morrer” antes de matar o guarda municipal Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu (PR), de acordo com parecer técnico encomendado pela assistência de acusação. O crime ocorreu em 2022 durante festa de aniversário de Arruda com temática do PT.

…labial

O documento, feito com análise de imagens de câmeras de segurança, será usado para embasar a tese de que o crime teve motivação política. O argumento é negado pela defesa de Guaranho, que afirma que a morte de Arruda foi motivada por uma “discussão de nível 5ª série”. O júri popular começa nesta quinta (04).

Nuvem

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) defende maior acesso à maconha medicinal e pede pressa na aprovação de um projeto de lei na Câmara que regulamenta o plantio da erva para esse fim. Em entrevista à revista digital Breeza, Suplicy também diz esperar que, no futuro, cooperativas do MST possam plantar maconha para uso medicinal.

Agenda

O ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) participa nesta quinta (04) de uma audiência pública que debaterá os direitos de atingidos em conflitos territoriais e no mundo do trabalho. A discussão inclui pessoas e comunidades que tiveram seus direitos violados devido à atuação de empresas no acesso à terra, moradia e dignidade.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: