Estratégia
Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, fez consultas a criminalistas sobre a acusação de assédio sexual que tem contra si.
Uma das linhas de defesa em estudo é a alegação de que não haveria finalidade de favorecimento ou beneficiamento sexual. A ideia é usar a tese para tentar impedir que o caso chegue à esfera criminal. O cartola é acusado por uma funcionária de assédio moral e sexual. Ela gravou diálogos com o dirigente em que ele questionava, entre outras coisas, se a assessora “se masturbava”.
Devagar
Especialistas ouvidos pelo Painel divergem e afirmam ver caminho para o episódio chegar na esfera criminal também. A opinião unânime é a de que assédio moral está configurado, tanto para responder na área cível quanto trabalhista.
Separação
Na CBF, as chances de o cartola retornar ao posto são consideradas remotíssimas. Há o entendimento de que questões judiciais não vão influenciar o processo interno e que as evidências existentes são lamentáveis.
100 metros
Em resposta ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, que disse ontem que os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros, da selva, e os argentinos, de barcos originários da Europa, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) criticou a administração do país vizinho.
...livre
“Nós convivemos muito bem com nossas origens e nossa história. Já os que vieram de barco, se perdurar por muito mais tempo a situação atual no seu país, vão ter que voltar nadando, pois sequer barcos existirão mais”, disse o tucano, presidente da comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Atenção
O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, alertou os deputados durante uma audiência, ontem, sobre os possíveis “choques negativos” causados pela pandemia no longo prazo. Segundo ele, há risco de problemas na saúde pública e com “capital humano”, este último pelo atraso na formação de jovens.
Pontos
Na saúde, afirma ele, os riscos não são somente os decorrentes da Covid-19, mas também os relacionados ao represamento de outros procedimentos. Sachsida citou como exemplo os exames de câncer de mama, cuja quantidade, diz, caiu 50%. Segundo ele, isso deve impactar no sistema após o fim da pandemia.
Veja bem
O auditor Alexandre Figueiredo Costa e Silva, que inseriu documento com informações distorcidas sobre a Covid no sistema do TCU, é genro do vereador paulistano Eliseu Gabriel (PSB). O político diz ao Painel que ficou surpreso com o envolvimento de Silva no episódio e que acredita não ter havido má-fé. Ele diz ter conversado com o genro na terça.
Centro
“É um rapaz muito bom, boa gente. Tenho certeza de que não teve má-fé dele”, diz o vereador, que afirma que “de jeito nenhum” Silva poderia ser descrito como bolsonarista radical. Os dados do documento foram usados por Bolsonaro para, mais uma vez sem provas, sugerir supernotificação de óbitos por coronavírus no Brasil.
Pega um
O deputado Arthur Maia (DEM-BA) disse ao Painel ser possível pela Câmara a inclusão de integrantes do Judiciário e do Ministério Público entre as classes a serem impactadas na reforma administrativa. O parlamentar é o relator da comissão especial criada ontem para debater a proposta do governo federal.
...pega geral
“Isso tem que ser enfrentado e a gente não pode privilegiar um grupo em detrimento do outro. O Poder Judiciário não pode se sobrepor à vontade do equilíbrio de Poderes”, diz Maia. O presidente da Comissão, Fernando Monteiro (PP-PE), afirma que haverá amplo debate e diálogo com todas as carreiras envolvidas na reforma.
Devolução
O Facebook perdeu na 1ª instância um processo na Justiça de São Paulo e terá de indenizar a vereadora Janaína Lima (Novo) após cancelar o impulsionamento de anúncio contratado pela sua campanha às vésperas da eleição de 2020.
Despacho
A juíza Tais Barbosa entendeu que houve desativação indevida do serviço contratado “por ato unilateral” e “sem fundamento legítimo”.
Tiroteio
“Depois de Weintraub, Bolsonaro quer ajudar Crivella a escapar da Justiça. Cúmplices se protegem.”
De Marcelo Freixo (Psol-RJ), deputado, sobre Bolsonaro indicar o ex-prefeito Marcelo Crivella para a embaixada do Brasil na África do Sul.