Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Efeito cascata

| 10/10/2020, 10:00 h | Atualizado em 10/10/2020, 10:05
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

O projeto de lei de ajuste fiscal enviado à Assembleia Legislativa pela gestão João Doria (PSDB), que extingue autarquias e aumenta impostos, tem aparecido nas discussões eleitorais dos candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Entre os apoiadores do também tucano Bruno Covas, por exemplo, acumulam-se queixas em relação ao timing do envio do projeto, que gera antipatia na esquerda (próxima do funcionalismo público) e na direita (crítica do aumento de impostos).

Não acaba
Na Alesp, a dificuldade de articulação do governo tem feito com que o problema se alongue por semanas, prolongando o desgaste possível a Covas. Aliados do prefeito dizem temer que a associação da campanha ao governador seja ainda mais explorada.

Agora
Representantes da gestão Doria dizem que a cada mês que o projeto não é aprovado ele deixa de ter impacto de mais R$ 400 milhões.

Até eu
O assunto afeta a campanha de Celso Russomanno também. Seu partido, o Republicanos, faz parte da base do governo e pressiona para que seus deputados votem a favor da proposta.

Confusão
O apoio ao projeto tem afastado bolsonaristas da Alesp da campanha de Russomanno. De um lado, deputados entendem que devem ajudar o escolhido do presidente em SP.
De outro, brigam com o partido do candidato na assembleia. O PSL lidera a estratégia de combate ao projeto ao lado de PT, PSOL e Novo.

Outra visita
Os ministros do Supremo Dias Toffoli e Alexandre de Moraes almoçaram ontem no Bandeirantes com Doria.
O vice, Rodrigo Garcia (DEM), o prefeito Bruno Covas e Antônio Imbassahy, secretário do governo, também participaram.

Republicano
Justificativa oficial para o encontro, o desenvolvimento da vacina em São Paulo foi um dos temas tratados. Os ministros foram firmes em dizer que são contra qualquer tratamento ideológico à questão e assim devem se posicionar na corte.

Oposição
Segundo presentes, também houve comentários sobre a indicação do juiz federal Kassio Marques. Entre elogios ao magistrado, um dos ministros brincou: não tem provas, mas tem convicção de que Marques não votou em Jair Bolsonaro na eleição de 2018.

Stop
A Justiça eleitoral decidiu suspender a primeira peça da campanha de Guilherme Boulos (Psol) à Prefeitura de São Paulo, que conta com a aparição do ator Wagner Moura. O candidato nega irregularidade.

Relógio
O juiz Guilherme Silva e Souza considerou procedente o argumento apresentado pela coligação SP Merece Mais, de Joice Hasselmann (PSL), de que Moura tem participação em 16 dos 17 segundos da peça, infringindo lei que determina que um apoiador só pode estar em até 25% do tempo do material.

Nada disso
A ministra Tereza Cristina (Agricultura) enviou um artigo a investidores da Inglaterra com argumentos para rebater acusações sobre a destruição da Amazônia para a produção de alimentos. O documento está sendo distribuído pela embaixada brasileira.

Castigo
Na última segunda (5), 20 companhias, entre as quais a Nestlé e o McDonald's, enviaram uma carta ao governo pedindo que sejam barradas importações de produtos associados ao desmatamento.

Resposta
“A extração ilegal de madeira e os incêndios florestais são problemas muito sérios, mas não causam o aquecimento global.
Narrativas enganosas dessa realidade não contribuem para resolver o problema, mas sim para agravar a polarização e prejudicar a cooperação entre os países”, diz o artigo.

Carreata
Cerca de 20 parlamentares, representando 7 partidos, vão na semana que vem procurar o presidente do Supremo, Luiz Fux, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, para pedir mais uma vez que o julgamento da delação da JBS seja, enfim, colocado na pauta da corte.

Denúncia
Eles prometem levar novos documentos que mostrariam ocultação de bens dos empresários após o acordo de colaboração premiada.

Tiroteio
“Fachin, eleito por ninguém, legisla e acaba com a lista tríplice para escolha de reitores”
Do deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), sobre o voto do ministro do STF, de que reitor em federais deve ser o primeiro da lista tríplice.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel