Ebulição
Confira a coluna
O pacote de corte de gastos a ser anunciado pelo governo Lula elevar ainda mais a temperatura no PT, já abalado por causa da lavação de roupa suja pós-eleitoral.
Antes de as medidas serem anunciadas, a presidente Gleisi Hoffmann deixou claro que é contra redução na área social, posição que tem amplo respaldo na legenda.
Mas também há apoio aos argumentos do ministro Fernando Haddad, de que é preciso medidas duras para evitar a explosão da dívida pública. Sem o ajuste, a própria reeleição de Lula estaria ameaçada.
Efeito colateral
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, busca uma saída negociada do PSDB e tenta evitar que o partido no estado engrosse a base do prefeito do Recife, João Campos (PSB), hoje seu principal adversário. Como noticiou O Globo, ela está com a filiação encaminhada ao PSD. O maior receio da governadora é que, com sua saída, a legenda caia no colo do presidente da Assembleia, Álvaro Porto, seu desafeto interno. O parlamentar vem dando sinais de aproximação com Campos.
Descassou
O TSE anulou a cassação por infidelidade partidária do ex-vereador paulistano Daniel Annenberg, que havia sido decretada em 2023 após ele trocar o PSDB pelo PSB. A reversão foi baseada em aspectos formais, uma vez que a decisão do TRE-SP que decidiu pela perda de mandato não teve a participação de todos os juízes, como manda o Código Eleitoral. Annenberg deve voltar a ser suplente, posição que conquistou na eleição de 2020.
Disque M para matar
O secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, afirma que está preparando uma proposta a ser levada ao presidente Lula para rever o decreto que trata do funcionamento do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O objetivo é aumentar o predomínio do atendimento humano e reduzir o automatizado. Segundo ele, a proporção ideal seria 70% do atendimento ser humano e 30% via robôs.
É devagar…
A ação que pede a revogação da homenagem promulgada pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao coronel Erasmo Dias, expoente da ditadura, está há mais de um ano no STF sem decisão. Protocolada em agosto de 2023 por partidos de esquerda e movimentos sociais, tem a ministra Cármen Lúcia como relatora.
…devagarinho
A Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República disseram que a homenagem é inconstitucional, pois enaltece o autoritarismo. A proposta dá o nome do homenageado a um entroncamento de rodovias em Paraguaçu Paulista.
Termômetro
A Câmara Municipal de São Paulo votará hoje a admissibilidade do pedido de cassação de Toninho Vespoli (Psol), acusado de propaganda eleitoral antecipada e improbidade administrativa. São necessários 28 votos para que o processo continue.