Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Derrota

Coluna foi publicada nesta terça-feira (26)

Painel da Folha de São Paulo | 26/09/2023, 10:46 10:46 h | Atualizado em 26/09/2023, 10:47

Imagem ilustrativa da imagem Derrota
Chefe da assessoria especial da ministra Anielle Franco, Marcelle Decothé criticou a torcida do São Paulo, a diretoria do Flamengo e a Polícia Federal |  Foto: Divulgação/Universidade Federal FLuminense

Chefe da assessoria especial da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial), Marcelle Decothé fez postagens em uma rede social criticando a torcida do São Paulo, a diretoria do Flamengo e a Polícia Federal (no domingo) no estádio do Morumbi, durante a final da Copa do Brasil.

Os são-paulinos, segundo ela, são uma “torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade...”.

Já a diretoria do time carioca seria “fascista”.

Ela também ironizou ter chegado num carro da PF. “Morte horrível”.

Impedimento
As postagens, feitas em um perfil fechado, aumentaram a pressão sobre Anielle, criticada por ter ido ao estádio com assessoras em voo da FAB. Ela justificou dizendo que foi a São Paulo participar de uma campanha contra o racismo. Em nota, o ministério diz que o caso da servidora será submetido às instâncias internas de investigação.

Força-tarefa

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse ontem, em Londres, que o governo Lula dará início na semana que vem a operações de “desintrusão” em territórios ocupados ilegalmente por garimpeiros. As ações reúnem pastas como Defesa, Justiça e Meio Ambiente. Há, segundo a ministra, 32 territórios que necessitam deste tipo de operação. Ela não quis fornecer a lista por questões de segurança.

De volta
O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, quer retomar até o final de outubro as reuniões do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, órgão consultivo que monitora atividades da área. Criado em 2018 e esvaziado no governo Jair Bolsonaro, o órgão reúne representantes de governo, forças de segurança, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e sociedade civil.

Half pipe
O Ministério do Esporte enviou no início de setembro ofício ao secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, pedindo a liberação de R$ 46,5 milhões para conseguir atender à demanda de investimentos em projetos sociais na área. O documento cita cinco editais lançados no primeiro semestre, que incluem ações como o programa Skate por Lazer, Vida Saudável (para idosos) e Segundo Tempo.

Alma mater
Uma exposição aberta na última sexta, na FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP tem como tema a biblioteca doada à instituição pelo ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, 95. São 150 obras selecionadas dentre as cerca de 100 mil repassadas por Delfim à escola há 10 anos, onde ele estudou e lecionou. Há desde livros que datam do século XVI e até os que fizeram parte das principais escolas econômicas do século passado, como o keynesianismo.

Simbolismo I
A Câmara Municipal de SP aprovou projeto que dá o nome de Zumbi dos Palmares a uma rua no Bom Retiro que hoje homenageia o bandeirante Jorge Velho (1641-1705), responsável por perseguir escravos fugidos. O projeto, do vereador Toninho Vespoli (Psol), foi encaminhado para o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. Procurada, a prefeitura não adiantou qual será a decisão.

Simbolismo II
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), vai nomear uma avenida da cidade como “8 de Janeiro, dia da vitória da democracia”. A decisão faz um contraponto à recente aprovação pela Câmara de Porto Alegre da data dos atos golpistas em Brasília como “Dia do Patriota”. Após repercussão negativa, a homenagem gaúcha foi revogada.

Via...
A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) lançou ontem o programa Facilita SP, que tem como objetivo desburocratizar o processo de liberação de funcionamento de empresas no estado. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa vai classificar as atividades econômicas em três níveis de risco: baixo, médio e alto.

...rápida
No caso das atividades de baixo risco, alvarás e licenças poderão ser dispensados. Para as classificadas como médio e alto risco, a medida permitirá, segundo a administração estadual, transparência e previsibilidade nas exigências.

Mental
O governador Tarcísio de Freitas vetou projeto aprovado pela Assembleia que autorizava a contratação de psicólogos e assistentes sociais para escolas da rede estadual. Na justificativa, ele diz que sua gestão já desenvolve programa com a contratação de profissionais para atender unidades em todas as regiões do estado.

Autor do projeto, Paulo Fiorilo (PT) diz que o ritmo de implementação do programa é lento. A contratação de psicólogos foi anunciada após ataque a uma escola em março, que deixou uma professora morta.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: