Ciumeira
Coluna foi publicada nesta terça-feira (31)
Líderes do Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reagiram com irritação à revelação de que o PSD, legenda de Gilberto Kassab, multiplicou por sete o seu número de prefeitos. O inchaço da sigla presidida nacionalmente pelo secretário de Governo já vinha sendo percebido, mas a dimensão gerou surpresa. No mesmo período, o Republicanos também aumentou, mas em proporção menor: foi de 25 para 54 prefeitos, ou seja, praticamente dobrou.
Série B
Com isso, aumentou a percepção de lideranças do Republicanos de que o partido ganhou a eleição, mas não levou o poder. A frase tem sido utilizada há meses para criticar o pouco espaço que dirigentes consideram ter na máquina. O partido conta com três secretários, mas seus líderes argumentam que eles estão em pastas pouco influentes (Mulher, Turismo e Esporte) e que são filiados com baixa participação na vida partidária.
Resistência
Arcebispo de SP, dom Odilo Scherer anunciou apoio ao projeto de lei que propõe que a futura estação de metrô PUC-Cardoso de Almeida, a ser inaugurada em 2025, receba o nome da professora Nadir Kfouri (1913-2011), que foi reitora da instituição. Ela ocupava o cargo quando o então secretário da Segurança Pública, coronel Erasmo Dias, ordenou a invasão da universidade, em 1977. O projeto é da deputada estadual Beth Sahão (PT).
Cartão de visitas
Ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) diz que sua candidatura à Prefeitura de João Pessoa (PB), no ano que vem, terá como mote o slogan popularizado por Jair Bolsonaro. “Minha campanha será Deus, Pátria, Família e Liberdade”, diz ele. Ele também pretende usar seu desempenho contra a covid-19 como um trunfo. “Quando eu assumi morriam 3.600 pessoas por dia, ao sair eram 100”, afirma.
Casa própria
O MBL (Movimento Brasil Livre) anunciará neste sábado (04), no seu 8º congresso nacional, o início do processo de criação de um partido próprio. O grupo já flertou outras vezes com a ideia, mas desta vez vai oficializá-la. Com isso, começa a coleta de assinaturas. São necessários 492 mil, em ao menos nove estados. O projeto é ter a legenda pronta para a eleição de 2026.
Oops
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ter apagado por engano um novo canal de WhatsApp para recebimento de mensagens e conteúdo que tinha 81 mil integrantes. Ele não deu detalhes de como teria ocorrido o erro. “Fui informado que sua recuperação parece não ser possível, portanto reiniciaremos nossa tarefa”, acrescentou, postando novamente o link para o grupo.
Tomou doril
A CUT apagou uma nota em que fazia críticas à demissão da ex-presidente da Caixa Econômica Federal Rita Serrano, substituída por um indicado do Centrão. O texto foi publicado na última quinta-feira (26). Nele, a central dizia que “vem a público manifestar a sua insatisfação com a substituição de Rita Serrano da presidência da Caixa”.
Que fase
Na segunda-feira (30), a URL no site da central não estava disponível. A demissão de Serrano, substituída por Carlos Antônio Fernandes, gerou incômodo na base sindical e em membros do PT. Também houve críticas por ser mais uma mulher a perder um posto de chefia no atual governo. Procurada, a CUT não quis comentar.
Até tu?
Presidente da Fecomerciários, que reúne trabalhadores da categoria, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) votou contra o projeto sobre a tributação dos fundos exclusivos, usados por super-ricos, e das offshores. A atitude tem gerado questionamento no meio sindical. Em nota, o parlamentar afirma que votou de acordo com a diretriz partidárias.
Caim e Abel
Em discurso na convenção do PSDB do Ceará na segunda-feira (30), Ciro Gomes disse que o estado está sendo destruído “pela traição”. A fala tem como destinatário o senador Cid Gomes (PDT), seu irmão, com quem o ex-ministro discutiu no fim da semana passada, durante reunião da Executiva Nacional pedetista. Ele também acusou o governo estadual, do PT, de corrupção. “Hoje no Ceará não se realiza uma obra pública sem ter de pagar propina”, disse.
Modo hard
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas fará licitação para comprar 18 videogames Playstation 5, além de pufes, poltronas massageadoras e máquinas de café com 12 seleções de bebidas. O pregão é pela modalidade de menor preço. Em sites, o videogame é vendido por cerca de R$ 4.600.
Pause
Em nota, a Secretaria afirma que as aquisições fazem parte do “Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho, do Ministério da Justiça, com foco no bem-estar físico e mental dos servidores dos sistemas de Segurança Pública”.